A umidade ou teor de água presente no alimento é uma das determinações mais importantes na análise de alimentos, principalmente por estar relacionada com a estabilidade e a conservação. ... Os sólidos totais ou a matéria seca são obtidos pela diferença entre o peso total da amostra e o conteúdo de umidade.
Enquanto o teor de umidade simplesmente define a quantidade de água nos alimentos e ingredientes, a atividade de água, em termos práticos, é a água do alimento que vai reagir com microrganismos (e também participar de outras reações, como as enzimáticas)./span>
Atividade de água (Aa) é o parâmetro que mede a disponibilidade de água de um determinado alimento e corresponde à umidade relativa de equilíbrio no qual o alimento não perde nem ganha água para o ambiente. Atividade de água com valor igual a 1,00 significa água pura, ou seja, não existe a presença de nenhum nutriente./span>
Geralmente, o teor de umidade é determinado por uma abordagem termogravimétrica, ou seja, pela perda na secagem, na qual a amostra é aquecida e a perda de peso devido à evaporação da umidade é registrada. ... Utilização de um Forno de Secagem e uma Balança.
A secagem por este processo baseia-se na propriedade pela qual, aumentando-se a temperatura do ar úmido, a umidade relativa diminui e, conseqüentemente, a capacidade do ar em absorver umidade aumenta. Geralmente, o ar é forçado a passar através do secador por meio de um ventilador.
A determinação da umidade do alimento é normalmente a primeira análise bromatológica a ser realizada na rotina analítica. A forma mais simples de se obter esse valor é a utilização do método de perda por dessecação em estufa a 105ºC./span>
❖Princípio da determinação de umidade por este método: baseia-se na perda de peso da amostra após a remoção de água por evaporação. Amostras líquidas: ... – 2-5 g, dependendo da quantidade de umidade da amostra.
O determinador de umidade, como também é conhecido, é um equipamento com alta tecnologia e desempenho quanto à umidade e pode ser utilizado nas seguintes áreas: Balança Determinadora de Umidade para Indústria alimentícia: por exemplo, inspeção na colheita, garantia de qualidade nos alimentos processados e outros./span>
Foram utilizados os seguintes tratamentos de secagem: secagem à sombra, secagem ao sol e secagem artificial em estufa de ventilação forçada sob temperaturas de 33 °C e 43 °C. Para as secagens a sombra e ao sol, as condições ambientais observadas no momento da secagem eram de 23 °C e 83% de umidade relativa.
O tempo necessário para a secagem depende das propriedades físico-químicas da matéria-prima, principalmente de seu maior ou menor teor de água, como tam- bém do tamanho e da geometria do produ- to. A irradiação solar também é um fator de- terminante do tempo de secagem natural.
Secagem é uma operação de transferência de massa envolvendo a remoção de umidade (água) ou outro solvente de um sistema sólido ou semi-sólido. ... O termo secagem se refere apenas a este último - a remoção mecânica de umidade é geralmente denominada desidratação mecânica.
As vantagens da secagem são várias, entre as quais podemos citar melhor conservação do produto, redução do seu peso, com a consequente redução do custo de transporte e armazenamento em relação aos produtos enlatados e congelados.
Congelamento O congelamento é, depois do enlatamento, o método mais usado para a conservação de alimentos. As indústrias de processamento de produtos alimentícios e as donas-de-casa congelam a maioria das frutas e legumes, assim como alguns tipos de carne, peixes, aves e laticínios.