A hiperceratose é o termo para descrever o engrossamento da queratina na epiderme, que é a camada exterior da pele.
Doença de pele caracterizada por manchas escuras resultantes de uma hiperceratose (aumento da camada mais superficial da pele) e hiperpigmentação (lesões de cor cinza e engrossadas que dão aspecto verrucoso), podendo afetar pessoas saudáveis ou estar associada a outras doenças como diabetes, obesidade, doenças ...
Hiperqueratose plantar é um tipo de problema que ocorre pela quebra natural da pele desidratada e que, diante das pressões sofridas no dia-a-dia, acaba cedendo. Em alguns casos, essas fissuras podem atingir camadas cutâneas mais profundas, causando dor e sangramento.
Os calos são a terceira deformidade mais comum dos pés, com frequência em idosos. O termo médico para calos é hiperqueratose e ele possui esse nome, pois há um acumulo excessivo de queratina na região afetada fazendo com que a região fique mais espessa e endurecida.
A principal causa da queratose é a hiperqueratose, ou seja, um acúmulo de queratina causado pelo excesso de produção dessa proteína na pele.
Esfregar o local de acúmulo de queratina pode causar irritação à pele e agravar a situação. Depois de lavá-la, seque-a suavemente com uma toalha macia. Você também pode fazer uso de cremes dermatológicos, como hidratantes, que ajudam a remover a queratina adicional.
A queratina nada mais é do que uma proteína fibrosa naturalmente presente nos fios e composta por aminoácidos que têm como principais características a resistência, a elasticidade e a impermeabilidade à água. Por isso ela está presente não só nos cabelos mas também na pele e nas unhas.
- Evitar o uso de roupas apertadas, já que o atrito excessivo tende a piorar a doença; - Manter a pele sempre hidratada, preferencialmente com cremes que contenham ureia; - Em casos mais extensos e graves, microdermoabrasão, peelings químicos e até a isotretinoína oral podem ser indicados.
Problema sem cura A queratose pilar tem origem genética. Havendo a expressão do gene associado à doença, ela tende a se manifestar ou ser agravada em condições de ressecamento da pele ou manifestações alérgicas como dermatite atópica, além de rinite, asma e bronquite. Não há tratamento curativo para o problema.
Alguns dos cremes mais recomendados pelos dermatologistas são: Cremes com ácido salicílico ou ureia, como Epydermy ou Eucerin, que removem as células mortas da pele, promovendo uma hidratação mais profunda da pele.
A maioria dos casos têm cura e são benignos, sendo que o tratamento é feito para eliminação das lesões....Os tipos de tratamento mais usados para ceratose actínica são:
Ceratodermia palmoplantar é um grupo heterogêneo de doenças caracterizadas por espessamento anormal das palmas das mãos e distúrbio nas solas dos pés. São caracterizadas principalmente como formas autossômicas recessivas e dominantes, relacionadas com o sexo e deficiências adquiridas.
A ceratose seborreica não tem causa específica, sendo principalmente relacionada com fatores genéticos, e, por isso, não há formas de prevenir.
Essas condições pré-cancerosas são alterações no formato das células ou algumas condições patológicas que estatisticamente são associadas aos pacientes que desenvolvem câncer. É denominada lesão pré-cancerosa uma lesão que tem maior possibilidade de evoluir para câncer no tecido em onde ela se desenvolve.
Aplicar Efurix® nas lesões provocadas pelo HPV por um período de 3 a 8 dias, uma vez ao dia. É recomendado realizar a aplicação à noite antes de deitar, após esvaziar completamente a bexiga.
Ação esperada de Efurix A 5-fluoruracila interfere com a síntese do DNA (ácido desoxirribonucleico) e em menor extensão, com a formação do RNA (ácido ribonucleico).
Remédios para HPV
O HPV costuma curar-se espontaneamente em 80 a 90% dos casos. Após 1 ou 2 anos, o sistema imunológico da maioria das pessoas é capaz de destruir o HPV e eliminá-lo por completo do nosso organismo. A lesões provocadas pelo HPV, sejam elas verrugas ou neoplasias do colo do útero, têm cura através de tratamento médico.
Alguns dos remédios que são indicados para verrugas comuns e planas são a Curitybina, com ácido salicílico na composição, ou o Verrux e Duofilm, com ácido salicílico e ácido láctico na composição ou o Duofilm, que têm um efeito queratolítico, levando à descamação da pele e à redução da espessura da verruga.
Para tirar a verruga com fita adesiva, é recomendado colocar a fita na verruga por 6 dias e depois retirar e mergulhar a verruga na água por alguns minutos. Depois, deve-se passar uma pedra pomes ou uma lixa no local da verruga para retirar o excesso de pele. Confira outras técnicas caseiras para retirar verrugas.
Um ótimo remédio caseiro para remover verrugas comuns, que surgem na pele do rosto, braços, mãos, pernas ou pés é aplicar uma fita adesiva diretamente na verruga, mas uma outra forma de tratamento consiste em aplicar um pouquinho do óleo essencial de melaleuca, vinagre de maçã ou esmalte.