A flor do alecrim está associada à coragem e fidelidade. De igual forma, significa bom ânimo, confiança e espiritualidade. As suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo estão muitas vezes presente em reuniões familiares.
O alecrim ou Rosmarinus officinalis é uma pequena árvore que viceja no litoral mediterrâneo. Ele pode ser encontrado tanto no solo plano quanto a 1500 metros de altitude, e nasce principalmente das terras calcárias.
O alecrim tem um aroma amadeirado e pungente. Algumas pessoas acham que há toques de pinho e limão. Pode ser que você sinta um leve cheiro de cânfora. A fragrância é bem distinta e fica nas mãos se você puxar as pontas do ramo.
Alecrim planta medicinal para que serve. Alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva lenhosa e aromática que pode viver por 15-20 anos. É um arbusto perene com uma altura média de 4 pés (1,2 m).
Sinonímia botânica: Rosmarinus latifolius Mill. Designa-se: do Romano, que em latim significa o orvalho que veio do mar. Nomes Populares: alecrim-de-jardim; alecrim; rosmarino; labinotis; alecrinzeiro; alecrim- comum; alecrim-de-cheiro; alecrim-de- horta; erva- coada; flor-do-olimpo; rosa-marinha; rosmarinho.
Você sabia que têm dois tipos de alecrim: do campo e do jardim. Apesar de ambos serem arbustos, não são da mesma família. O alecrim do campo é cientificamente denominado Baccharis dracunculifolia e o alecrim do jardim é Rosmarinus officinalis.
Sol é essencial. Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia. Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.
Embora seja difícil de germinar de sementes, o alecrim pode ser propagado por estacas feitas com galhos bem formados, de 10 cm, cultivados em areia e composto orgânico úmido. Elas enraízam em poucas semanas e já podem ser transplantadas para um vaso grande ou canteiro definitivo, com terra, areia e húmus de minhoca.
Dicas de como plantar alecrim em vaso
A planta de alecrim geralmente precisa de nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e magnésio para prosperar e oferecer de forma sustentável alto rendimento para mais de uma década. Na maioria dos casos, a planta responde muito bem a fonte de nitrogênio, especialmente quando o nitrogênio é aplicado após a colheita.
O alecrim deve ficar em temperatura ambiente, em locais claros, mas sem luz direta. A rega do pote 11 deve ser feita dois dias por semana, com cerca de 100 ml de água por vez.
O sol é essencial em seu cultivo, o pé de alecrim prioritariamente deve ser cultivado em um local que receba pelo menos 3 horas de luz solar direta por dia, portanto, se você optar pelo plantio indoor, procure fazê-lo em uma sacada ensolarada, uma área de serviço, ou outro ambiente de sua casa que receba essa ...
Coloque seu alecrim onde receba luz direta. o ideal é que seja por pelo menos quatro horas ao dia. Ele não adapta-se bem à sombra ou luz parcial. Se não estiver recebendo iluminação adequada, mudar sua planta de lugar pode salvá-la.
Saiba como recuperar uma planta seca
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Quanto as regas, não são necessárias diariamente, afinal, o excesso de água pode encerrar a vida de nosso querido manjericão. Sendo assim, devem ser efetuadas a cada dois ou três dias, ou então, quando a terra da parte superior estiver seca.
Rega. O manjericão precisa de água regularmente, especialmente nas épocas mais quentes do ano. O melhor horário para regar a planta é pela manhã. Isso faz com que a planta consiga absorver a quantidade necessária de água e o restante é evaporado sem se acumular no solo.
A muda do manjericão é muito simples. Basta cortar um caule mantendo apenas algumas folhas no topo e mergulhá-lo em um pequeno copo de água, mantendo as folhas fora da água. Deixe este copo de água em boa exposição solar por 2 a 3 semanas. Depois de 1 a 2 semanas, você verá que o manjericão já formou raízes.