No período medieval, esses tributos ficaram conhecidos como obrigações e determinavam o conjunto de impostos que um servo deveria pagar ao senhor feudal. ... O mais comum dos redevances era a talha, um imposto em que o servo era obrigado a ceder parte da produção de suas terras (manso servil) para o senhor feudal.
Sugestão de resposta: Os impostos que eram pagos pelos camponeses ao senhor feudal eram: Capitação: imposto pago por cada membro da família; Dízimo: 10% da produção devia ser paga à igreja;Talha: uma parte da produção deveria ser paga ao senhor feudal; Banalidade: pagamento que possibilitava a utilização de bens do ...
A servidão predominante na sociedade feudal era baseada nas relações entre camponeses (servos) e os proprietários de terras (senhor feudal). As principais características da servidão eram: os servos não podiam deixar o manso servil sem autorização do senhor (sem liberdade) e eram cobrados impostos dos servos.
A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.
A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos.
1º-O Clero- Designa o conjunto de sacerdotes responsável pelo culto religioso . 2º-Os nobres-Ordem composta por senhores feudais e cavalheiros(guerreiros). 3º-Camponeses-Estavam presos a terras dos senhores feudais,através de obrigações de forma-se prestações de serviços e de pagamentos de impostos e taxas.
No topo da hierarquia social estava o rei, que concentrava pouco poder político, que era dividido entre ele e os senhores feudais. A nobreza era proprietária de terras e também chamada de senhores feudais.
Entre os grupos sociais que costumavam habitar um feudo, nós temos os vassalos (servos e/ou camponeses) e os suseranos (senhor feudal e sua família), sendo que os membros dessa família eram os nobres. Também era comum a presença de alguns clérigos nos feudos.
Os três Estamentos (ou Estados) da sociedade feudal eram o Clero, a Nobreza e o "resto" - ou seja, a burguesia + camponeses. O Clero era o Primeiro Estado (ou Estamento) por ser aquele que fundamentava o poder real, sendo controlador da vida cultural e religiosa dentro dos feudos.
Olá, Podemos afirmar que o sistema de feudos funcionava sob a forma de uma pirâmide, sendo que em sua base estavam os camponeses, responsáveis por arrendar as terras e dividir sua produção com o senhor feudal. Eles também eram convocados para as batalhas quando necessário, compondo os Fyrds.