O adjetivo intrínseco se refere, principalmente, a algo interior. Já o adjetivo extrínseco se refere, principalmente, a algo exterior. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.
Já os fatores extrínsecos são aqueles que estão presentes no ambiente, e que podem intervir na homeostase biológica, como é o caso dos recursos existentes nos ecossistemas, como os alimentos.
1INTRODUÇÃOMUSCULATURA INTRÍNSECA DA MÃOOs músculos intrínsecos da mão são aqueles que se originam e se inserem na mão, sua ação éde grande importância, pois, controla os movimentos da base da mão, são ligados ao dedomínimo e ao dedo polegar e são eles: músculos da eminência hipotênar (M. palmar curto, M.
Os músculos do pé podem ser chamados de músculos intrínsecos do pé ou ainda curtos do pé. Estes se encontram no dorso e planta do pé. No dorso só existem dois músculos intrínsecos, o extensor curto dos dedos e o extensor curto do hálux. Todos os outros são plantares e são encontrados em camadas.
Músculo esternocleidomastoideo. Apenas um: flexor, inclinador e rotador da cabeça. Na anatomia humana, o esternocleidomastoideo ou esternocleidomastoideu (do latim Sternocleidusmastoideus) é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral.
Função. A contração bilateral e uniforme do orbicular da boca vai trazer os lábios juntos e fechar a boca. Essa ação é importante para a mastigação, já que ele trabalha em cooperação com o músculo bucinador e com a língua para prevenir que o alimento escape do dente de se acumule no vestíbulo oral durante a alimentação ...
O músculo levantador do ângulo da boca realiza elevação do ângulo da boca e não de todo o lábio. Ele alarga a rima da boca, e assim, quando sorrimos, nos permite um “sorriso largo”. O músculo risório está próximo do ângulo da boca e tem como ação o sorriso, mas um “sorriso falso”.
Função. O músculo prócero puxa para baixo a extremidade medial das sobrancelhas e enruga a pele da glabela.
O corrugador do supercílio exerce tração na pele sobre a margem supra-orbital. Sua ação, combinada à do orbicular dos olhos, puxa as sobrancelhas em direção medial e inferior.