O lamarckismo é uma teoria evolutiva proposta por Lamarck e baseia-se em dois princípios básicos: lei do uso e desuso e lei da herança de características adquiridas. O lamarckismo corresponde às ideias evolucionistas propostas pelo biólogo francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829).
Darwin, por sua vez, elogiou o trabalho de Lamarck, pois acreditava em aspectos da teoria do naturalista francês, como a lei do uso e desuso. ... No entanto, enquanto a teoria de Lamarck englobava os seres humanos, Darwin evitou o assunto, apesar de concordar que a seleção natural também age sobre a espécie humana.
A teoria de Lamarck não é aceita atualmente, pois suas ideias apresentam um erro básico: as características adquiridas não são hereditárias. Verificou-se que as alterações em células somáticas dos indivíduos não alteram as informações genéticas contida nas células germinativas, não sendo, dessa forma, hereditárias.
Resposta. Resposta: Hoje sabemos que essa lei é apenas parcialmente correta, porque o ambiente só altera as características do organismo dentro de certos limites. Esses limites são determinadoscpela constituição genética do organismo.
No ano de 1809, o biólogo francês chamado Jean Baptiste Lamarck defendeu uma tese para explicar a evolução dos seres vivos ao longo dos anos, o que contribuiu para os trabalhos de Darwin. Lamarck baseou sua teoria em duas hipóteses: a lei do uso a desuso a lei dos caracteres adquiridos.
Lamarck defendia a evolução, Darwin a descendência com modificação; Lamarck era teleológico, Darwin considerava que a evolução ocorria ao acaso via seleção natural; ambos eram gradualistas, ou seja, as mudanças evolutivas eram vagarosas; Lamarck incluiu o Homem na escala evolutiva, Darwin hesitou em fazê-lo em 1859.
Apesar de ter se tornado célebre por sua Teoria da Evolução por meio da seleção natural, Darwin contribuiu muito mais para o desenvolvimento do conhecimento humano, sendo reconhecido também como naturalista, biólogo, etólogo, taxonomista, geólogo, ecólogo e, como se fosse pouco, pai da biogeografia.
Além do uso e desuso, Lamarck propôs que as características adquiridas durante a vida eram repassadas para as gerações futuras. Essa lei ficou conhecida como “Lei da herança dos caracteres adquiridos”, que, junto à “Lei do uso e desuso”, forma a teoria conhecida hoje como Lamarckismo.
O darwinismo baseia-se na ideia de que os organismos mudam ao longo do tempo e que o meio, por ação da seleção natural, seleciona os organismos mais adaptados, os quais apresentam maior chance de deixar descendentes.
Gregor Mendel, botânico austríaco, foi o responsável pelas primeiras descobertas. Enquanto Darwin trabalhava em sua teoria, nada se sabia sobre o DNA, composto orgânico responsável por carregar as informações genéticas de um indivíduo para seus sucessores.
Teórico inglês buscou no evolucionismo os mecanismos e objetivos da sociedade, e defendeu o ensino da ciência para formar adultos competitivos. Tendo vivido num tempo de grandes avanços científicos, o filósofo inglês Herbert Spencer (1820-1903) foi o principal representante do evolucionismo nas ciências humanas.