O fenômeno ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de luz e de escuridão. No total, são dois por ano, sendo eles o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono. Já nos Solstícios, ocorre o contrário.
Fale que, em razão da inclinação do eixo de rotação do globo terrestre, as estações do ano ocorrem de maneira invertida nos hemisférios Norte e Sul e que os solstícios e os equinócios são as datas que marcam o início das estações do ano: os solstícios marcam o início do verão e do inverno e os equinócios do outono e da ...
O solstício ocorre em dois momentos do ano, marcando o início do inverno e do verão. ... O equinócio ocorre também em dois momentos do ano, marcando o início da primavera e do outono. A primavera inicia-se em março no Hemisfério Norte e em setembro no Hemisfério Sul.
O solstício acontece durante o verão e o inverno, já o equinócio acontece no início da primavera e do outono. O Sol está no seu ponto mais distante do equador. O Sol está no ponto mais próximo do equador. A Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um dos hemisfério.
Início das estações do ano no Hemisfério Sul – 2020
Primavera: de 20 de março a 21 de junho. Verão: de 21 de junho a 23 de setembro. Outono: de 22 ou 23 de setembro a 22 de dezembro. Inverno: de 22 de dezembro a 20 de março.
Inverno. O inverno começa em 20 ou 21 de junho e acaba em 22 ou 23 de setembro. Esta estação, que vem depois do outono e antes da primavera, é a mais fria do ano, além de que os períodos de sol mais curtos e as noites mais longas. Saiba mais sobre o Início do Inverno (Solstício de Inverno).
“Não teremos outra onda de calor intenso desse modo durante a primavera. Essas outras ondas de calor podem acontecer nos próximos anos, mas a partir do dia 11 o calor extremo acaba em 2020″, tranquiliza a meteorologista.
Inverno de 2020 na cidade de São Paulo Foram apenas 15 dias com precipitações mensuráveis, desconsiderando os dias com provável condensação de orvalho no pluviômetro. A média das temperaturas mínimas do inverno de 2020 foi de 14,7 °C e ficou 1,7 °C acima da média histórica que é de cerca de 13 °C (1961 a 2019).
Vamos ter massas de ar frio trazendo períodos de baixas temperaturas como conhecemos em Santa Catarina. Porém, essas massas de ar frio deverá ser mais espaçadas. Entre uma e outra, as temperaturas das tardes devem subir. Condição que dará mais uma cara de inverno ameno.