A Turquia produz muitos frutos secos e grãos, com maior evidência no cultivo do trigo. Na indústria tem destaque o setor automobilístico, visto que o país é um dos maiores produtores de automóveis do mundo. A indústria têxtil também é bastante forte. Cerca de 39 milhões de turistas visitam anualmente o país.
A Turquia dispõe de um setor privado forte e em rápido crescimento, mas o Estado ainda desempenha um papel preponderante nas áreas de indústria de base, bancos, transporte e comunicações. A Turquia tem o 15º maior PIB PPC (Paridade do Poder de Compra) e o 17º maior PIB nominal.
A Turquia é uma república unitária presidencialista, com uma antiga herança cultural. O país tem relações estreitas com o Ocidente, nomeadamente através da sua presença em organizações como o Conselho da Europa, OTAN, OCDE, OSCE e G20.
Europa
Recep Tayyip Erdoğan
A República da Turquia foi oficialmente declarada em 23 de outubro de 1923, com Mustafa Kemal Atatürk sendo eleito o primeiro presidente.
As províncias da Turquia são chamadas iller em turco, singular il. Somam ao total 81, subdivididas em ilçeler (singular ilçe). As províncias normalmente têm o mesmo nome de suas capitais, exceto Hatay (capital: Antáquia), Kocaeli (capital: İzmit) e Sakarya (capital: Adapazarı).
A Turquia é importante no Oriente Médio por sua localização geográfica, com um pé na Europa e outro na Ásia. Também porque é um membro de peso na Otan (aliança militar do Ocidente) e porque o presidente islamista Erdogan e seu partido AKP mantêm interesse especial pelos governos muçulmanos sunitas da região.
O relevo do país é constituído, principalmente, por várias cadeias de montanhas de idade bastante recente e pouco erodidas, um grande planalto localizado no centro do país e algumas áreas de planície muito férteis. ... Apresenta também rios e lagos que garantem um grande potencial hidráulico e energético para o país.
Ásia
O Bósforo (em turco: İstanbul Boğazı, em grego antigo: Βόσπορος) é um estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia.
Istambul
Em geografia, um estreito é um canal de água que une dois corpos aquosos (oceanos, mares) e separa duas massas de terra. Os estreitos fazem por vezes parte de rotas comerciais importantes e por isso têm relevância estratégica, do ponto de vista econômico e militar.
O estreito de Bering é um espaço marítimo que se estende por 85 quilômetros e separa dois continentes: a Ásia e a América do Norte.
Em geografia física, um canal é o limite físico de um rio, lamaçal ou estreito de oceano consistindo de um fundo e bancos. ... Por exemplo, em um arquipélago, a água entre ilhas geralmente é chamada de um canal ou passagem. O Canal Inglês é o estreito entre a Inglaterra e França.
Canal de comunicação: meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor. Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.