A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a malária.
A malária é causada por parasitos do gênero Plasmodium que são transmitidos às pessoas pela picada das fêmeas infectadas de mosquitos do gênero Anopheles, chamados de vetores da malária.
O agente etiológico da malária é o plasmódio (Plasmodium), que pertende ao Reino Protista.
A transmissão se inicia quando uma fêmea do mosquito Anopheles se alimenta em uma pessoa com malária e ingere sangue contendo gametócitos. Durante 1 a 2 semanas depois, gametócitos dentro do mosquito se reproduzem sexualmente e produzem esporozoítas infectados.
Patogenia - A patogenia refere-se à seqüência de acontecimentos contidos na resposta das células ou dos tecidos, ou de todo o organismo, à causa - desde o estímulo inicial até a última expressão de manifestações da doença.
Em alguns casos, porém, a limitação ocorre com a morte do paciente que não tinha um sistema de defesa eficiente. Teoricamente, a malária leva mais ou menos de um ano e meio a três anos para autolimitar-se, isto é, para as febres desaparecerem e o indivíduo ficar em equilíbrio com o parasita.
No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies estão associadas à malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P.
Gota Espessa: a técnica mais utilizada para o diagnóstico laboratorial da malária e continua sendo considerada como o “padrão ouro” para a confirmação específica da doença. Após coleta de sangue, por meio de punção digital e sua distribuição adequada em lâmina de vidro, é realizada a coloração e leitura ao microscópio.
O diagnóstico da malária é feito com a ajuda do exame microscópico das amostras de sangue. Os sintomas da malária podem assemelhar-se a febres da gripe, da gastroenterite, as tifóides ou outras as virais.
O princípio estratégico fundamental das ações de controle da malária no Brasil consiste na adoção do diagnóstico precoce e no tratamento imediato dos casos da doença, como prática geral do controle e na escolha seletiva de objetivos, estratégia e métodos específicos de combate, ajustados às características particulares ...