O conceito 'processo de trabalho em saúde' diz respeito à dimensão microscópica do cotidiano do trabalho em saúde, ou seja, à prática dos trabalhadores/ profissionais de saúde inseridos no dia-a-dia da produção e consumo de serviços de saúde.
A organização do trabalho tem, portanto, um papel de destaque na vida do trabalhador, tanto pelo modo como o próprio trabalho é realizado, quanto pelas inter-relações estabelecidas, ou seja, a organização do trabalho aparece como uma relação intersubjetiva e uma relação social.
A organização dos serviços de enfermagem são vistas em várias áreas da saúde, principalmente aquela onde o enfermeiro é o administrador do serviço de saúde. ... Segundo Carvalho (2001) as tarefas relativas a organização da empresa gira em torno de: prever, organizar, dirigir e controlar as atividades da área.
O profissional de Enfermagem atua na promoção da saúde humana, protegendo, recuperando e reabilitando a saúde das pessoas. Entre suas funções estão prestar os primeiros socorros, administrar medicamentos, fazer curativos e coletar amostras para exames, além de poder auxiliar médicos em cirurgias.
O principal objetivo do trabalho de um auxiliar de produção é tornar os processos de produção mais ágeis, práticos, produtivos e menos suscetíveis a erros.