A artrite reumatóide é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem(1)(D). Afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade.
A dor poliarticular (poliartralgia) compromete várias articulações (a dor monoarticular é discutida em outras partes). Distúrbios poliarticulares podem comprometer várias articulações em momentos diferentes.
adjetivo masculino e feminino [Anatomia] Relativo a diversas articulações. [Medicina] Diz-se da artrite que atinge muitas articulações simultaneamente. Etimologia (origem da palavra poliarticular). Poli + articular.
A febre reumática pode reaparecer em pacientes que não seguirem à risca as orientações médicas e desobedecerem ao tratamento e o uso de antibióticos - especialmente durante os primeiros anos após o diagnóstico. As complicações decorrentes da doença podem ser graves, especialmente para as válvulas cardíacas.
Doença inflamatória que ocorre após um episódio de amigdalite bacteriana provocada por Streptococcus, tratada inadequadamente. Pode atingir as articulações, o coração e o cérebro, deixando seqüelas cardíacas graves, com conseqüências por toda a vida e podendo levar à morte.
É muito mais comum em pessoas menores de 18 anos, principalmente nas crianças. Nos adultos, é raro um surto novo, mas são comuns as sequelas (principalmente cicatrizes nas válvulas do coração). A febre reumática não é transmissível de uma pessoa para outra, mas a amigdalite (que causa a febre reumática) é.
Além disso, é investigada a presença do anticorpo contra a bactéria da febre reumática, que é detectado por exames de secreções da garganta e de sangue, como o exame ASLO, sendo esse exame importante para confirmar a infecção pela bactéria e confirmar o diagnóstico. Entenda como é feito o exame ASLO.
Prevenção e tratamento A febre reumática é uma complicação decorrente de faringites e amidalites mal curadas. A maneira mais eficaz de prevenir a doença é combater o estreptococo do grupo A com antibióticos específicos, sempre sob a orientação de um médico.
A febre reumática é uma doença reumática, inflamatória e que afeta as articulações. Sua origem está relacionada à resposta do organismo mediante a infecções pelo estreptococo, ou seja, é de origem autoimune. A febre reumática ocorre após um episódio de amigdalite bacteriana tratado inadequadamente.
Valvopatia reumática Após a infecção, o sistema imune do ser humano começa a formar anticorpos contra essas bactérias, mas que em determinado momento, confundem os antígenos do coração com os antígenos das bactérias levando a uma agressão à diversas estruturas cardíacas, incluindo as valvas.
No caso do coração, pode deixar sequelas por toda a vida e até levar à morte. “As Válvulas Cardíacas são as únicas estruturas que ficam com sequelas após a Febre Reumática, como insuficiência valvar e/ou estenose valvar, colocando a vida das pessoas em risco.
Quais os sinais de reumatismo?
O termo reumatismo ou doença reumática são sinônimos e correspondem, não a uma doença específica e isolada, mas sim a um grupo vasto e variado de doenças, que tem em comum a dor e/ou inflamação das articulações como sua principal característica. Sendo assim, qualquer “dor na junta” pode ser considerado um reumatismo.
O tratamento para reumatismo nos ossos deve ser orientado pelo ortopedista ou reumatologista, e pode incluir a toma de remédios, uso de pomadas, infiltração de corticoide, e sessões de fisioterapia, que são indispensáveis para o sucesso do tratamento.
Os exercícios físicos mais recomendados para os pacientes reumáticos são do tipo aeróbico ou dinâmico, como caminhar, correr, nadar e andar de bicicleta.
Uma alimentação inadequada, rica em gorduras e alimentos inflamatórios contribui para o agravamento do quadro de inflamação. Ela pode, portanto, não somente levar ao surgimento de doenças reumáticas como, por exemplo, artrite reumatoide, como também piorar os seus sintomas.
A água fria não causa reumatismo, nem piora. Porém o frio aumenta a sensibilidade dolorosa. Alguns tipos são curáveis, outros são doenças crônicas, mas perfeitamente tratáveis. Todo paciente reumático deve realizar exercícios físicos, que serão orientados pelo seu médico.
Saiba quais são as principais causas de dores nas articulações....Algumas medidas simples podem ajudar a evitar ou melhorar as dores nas articulações e incluem:
Para isso, podem ser receitados vários remédios:
Medicamentos disponíveis na rede pública: quais são? – Glicocorticoides, como metilprednisolona, metilprednisolona (succinato), prednisona, prednisolona. – Medicamentos modificadores do curso da doença (sintéticos), como metotrexato, sulfassalazina, leflunomida, hidroxicloroquina, cloroquina e citrato de tofacitinibe.
Remédios para tratar a Artrose e opções Naturais