A sociedade simples é uma associação entre dois ou mais profissionais que exercem a mesma atividade, na qual eles se juntam e formam uma sociedade de modo a prestar serviços de natureza intelectual (científica, literária, artística) ou cooperativa.
Capital dividido em ações Como vimos, a principal característica da sociedade por ações é a divisão do capital social em pequenas frações. A quantidade de ações deve ser fixada no estatuto social da empresa, assim como o seu valor nominal. Além disso, a empresa pode emitir ações ordinárias (ON) ou preferenciais (PN).
O primeiro procedimento formal para a empresa abrir o capital é protocolar um pedido de registro de companhia na CVM. Simultaneamente, a empresa também pode solicitar a listagem na BM&FBOVESPA. Somente as empresas que obtêm esse registro podem ter suas ações negociadas na Bolsa.
Para fazer parte das empresas listadas na Bolsa de Valores, a companhia precisa realizar a abertura de capital junto à B3, com aprovação da CVM, a Comissão de Valores Mobiliários. Ao fazer a abertura de capital, a empresa escolhe o seu segmento de listagem, de acordo com os seus objetivos e a característica do negócio.
O IPO ou abertura de capital é importante porque a empresa consegue capitalizar-se com dinheiro público, ou seja, é um meio de aumentar o poder de investimento na companhia. Isso possibilita que ela tenha um grande aporte de capital para poder manter-se na rota do crescimento.
Cada empresa passa por alguns estágios durante o seu crescimento: tudo pode começar com os recursos próprios do empreendedor. ... Até que, chega um determinado momento, em que a empresa decide buscar acionistas e abrir capital na bolsa de valores. Em outras palavras, realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO).
Custo para a abertura de capital está em torno de 4,8% do valor da oferta inicial, aponta estudo da Deloitte.
De forma simples, o IPO corresponde à abertura de capital de uma companhia. Então, ele ocorre quando um negócio passa a estar listado na bolsa de valores e realiza a sua primeira negociação de Ações para os acionistas. É algo que marca, portanto, a entrada no mercado de capitais.