A tosse com expectoração sanguinolenta, chamada de hemoptise, é um sinal de lesão das vias respiratórias. Existem dezenas de causas para a presença de sangue no escarro, algumas delas benignas, como feridas na boca ou no nariz, e outras mais graves, como infecções pulmonares, vasculites ou tumores das vias aéreas.
A presença de sangue na saliva ou no catarro pode acontecer devido à infecção ou inflamação das vias aéreas, podendo ser indicativa de bronquite ou bronquiectasia, por exemplo, sendo normalmente acompanhados de outros sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito e cansaço.
Os sinais e sintomas mais comuns do câncer de pulmão são:
A hemoptise é a expectoração de sangue originário dos pulmões ou da árvore traqueobrônquica e pode ser dividida pela origem do sangramento, conforme será abordado neste texto. É classicamente dividida, ainda conforme a severidade, em leve, moderada e maciça.
A embolização da artéria brônquica é o tratamento preferido para a hemoptise maciça.
Quais são os sintomas da asma?
A crise aguda de asma ou exacerbação aguda da asma é um evento que requer imediata ação tanto por parte do paciente (ou responsável) quanto por parte do médico, de modo a evitar desfechos como hospitalização, internação em UTI e até óbito. A ocorrência da crise aguda é um marcador de inadequado controle da doença.
Os principais sintomas que merecem atenção, caso haja a suspeita de que você ou algum familiar/amigo esteja com asma, são:
É possível identificar algumas situações de emergência nos casos de crises de asma quando há os seguintes sinais:
O diagnóstico da asma é principalmente clínico, obtido após consulta e avaliação pelo médico, mas também é confirmado pelo exame físico e pelos exames de função pulmonar (espirometria).
“Considero o pneumologista o médico mais adequado para o tratamento da asma, pois é aquele que possui mais conhecimentos sobre os mecanismos da doença e sobre a terapêutica mais adequada”, afirma o pneumologista José Eduardo Martinelli.
O diagnóstico da asma é feito pelo pneumologista ou imunoalergologista através da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa, como tosse intensa, sensação de falta de ar e sensação de aperto no peito, por exemplo.