O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.
A chuva já é naturalmente ácida em razão da presença do gás carbônico (CO2) na atmosfera. Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3).
Esse fenômeno é causado principalmente pela poluição do ar A chuva ácida é causada por reações químicas que acontecem entre os gases poluentes liberados na atmosfera e o vapor d'água. Como consequência, há a formação dos ácidos sulfúrico, nítrico e nitroso que conferem acidez demasiada à água da chuva.
Resposta. A água da chuva é naturalmente ácido por conta das moléculas presente na atmosfera, como o CO2, NO2 e SO2, que quando reagem com a água formam os ácidos H2CO3, HNO3 e H2SO3, respectivamente, ác. carbônico, sulforoso e nítrico.
Gases emitidos à atmosfera, como o óxido de enxofre, reagem com a água e formam os ácidos sulfúrico e sulfuroso. Já a reação do gás nitrogênio com a água forma os ácidos nítrico e nitroso. Esses são os principais ácidos que compõem a chuva ácida.
Nas nuvens, as moléculas de água estão no estado de vapor e podem reagir com os gases presentes na atmosfera, como o gás carbônico (CO2), que é resultante da respiração de seres vivos. Esta reação química acidifica ligeiramente a água da chuva, que possui pH natural em torno de 5,6.
A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.
Para Arrhenius, um ácido é uma substância que se dissocia em uma solução aquosa liberando íons de hidrogênio (H+). ... Já uma base trata-se de uma substância que, em meio aquoso, é capaz de dissociar-se, liberando íons hidróxidos (OH-).
Concentração de H+ e OH- X Acidez e basicidade Em termos de valores de concentração, se a concentração de íons H+ (ou H3O+) estiver acima de 10-7, o meio é ácido, se estiver igual a 10-7 o meio é neutro, se estiver menor que 10-7 o meio é básico.
Essas águas são classificadas como cloretadas sódicas e magnesianas e bicarbonatadas cálcicas e magnesianas. As concentrações de sólidos totais dissolvidos em ambos os grupos, apresentam valores que variam entre 28 e 122 mg x L-1, e os valores de pH variam entre 5 e 6,8.