Recomenda-se lavar a área afetada pelo formol imediatamente com água em abundância e sabão. Infelizmente é difícil evitar qualquer exposição ao formaldeído porque ele está presente no ar (geralmente abaixo de 0,03 ppm).
É bom saber que o ácido glioxílico não contém qualquer traço de formol. Isso significa que você não estará utilizando a substância que tanto mal fez a várias pessoas e causou sérios problemas alérgicos e também nos fios. O que o ácido glioxílico faz é liberar, em pequenas quantidades, o chamado formaldeído.
Nos cosméticos, o formaldeído pode ser encontrado em produtos para as unhas (esmaltes, colas, removedores de esmalte e cutícula, loções), cola para cílios postiços, gel, cremes e produtos para alisamento capilar, xampu de criança, sabonete líquido e em barras para o corpo, desodorantes, cremes para a pele, cosméticos ...
4 novos alisamentos de cabelo sem formol
A cauterização com queratina é o melhor alisamento para cabelo danificado e quebradiço, por isso, é recomendada para quem tem os fios quimicamente tratados.
A escova orgânica é um método de alisamento parecido com a escova progressiva, mas sem a utilização do formol. O termo “orgânico” é utilizado porque seus ativos principais são ácidos. ... O principal ácido utilizado e o ácido glioxílico”. Portanto, esse método é de fato uma opção menos ofensiva.
três meses
A escova orgânica é a opção ideal para quem deseja alisar os cabelos sem utilizar produtos químicos fortes. Além de oferecer benefícios como a hidratação, ela promove um alisamento com aspecto mais natural. Esse procedimento necessita de retoque, mas a ausência de ativos fortes faz com que ele possa ser feito em casa.
Uma escova orgânica para um alisamento de respeito!
A Escova Orgânica ao contrário da escova inteligente ou progressiva, tem a função de proporcionar o alinhamento dos fios, sem utilizar formol. Dependendo do tipo de cabelo o resultado é de uma escova alisa cabelo e uma redução de volume.
Existem vários tipos de escova, que mudam de acordo com a composição do produto usado. Alguns exemplos comuns são: escova definitiva e escova orgânica. O Botox Capilar, por sua vez, confere um tratamento intensivo às madeixas, sendo mais do que apenas uma técnica de embelezamento.
Dicas de como tirar a progressiva do cabelo
O shampoo antirresíduos pode ser um aliado na retirada da química. O produto é conhecido por realizar uma limpeza profunda nos cabelos, já que é capaz de retirar substâncias de forma mais intensa. E, assim como acontece com as colorações, ele também pode ajudar na retirada do excesso de química nas madeixas.
A desprogressiva é um procedimento cujo objetivo é reverter o efeito do alisamento para recuperar o cabelo natural. Ou seja, quem alisou os fios e, por algum motivo, não quer mais ter esse efeito chapado, pode recorrer à técnica para assumir novamente os cachos e ter de volta o movimento natural do cabelo.
“A beleza da escova progressiva é artificial. Ela dá brilho, mas acaba com o movimento e com a vida do cabelo. ... “O resultado imediato é muito bonito, e nenhum tratamento fará o efeito da escova progressiva, deixando o cabelo tão liso. Mas, com o tempo, essas substâncias destroem o cabelo e a raiz”, adverte.
No caso da progressiva, dependendo de sua concentração, pode causar queda de cabelo. Porém, os riscos vão muito além da estética! Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.
Além disso, o principal elemento químico da maioria das progressivas - o ácido fórmico ou formol - é fiscalizado pela Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Em excesso nas fórmulas, eles provocam desde queda de cabelo, intoxicação e até queimaduras no couro cabeludo.
Seja com a chapinha ou fazendo escova progressiva, o efeito liso só vai ficar perfeito se os fios estiverem previamente bem cuidados. Além disso, para usar a ferramenta de calor sem medo ou mesmo aplicar a química nos fios sem o risco de quebrá-los, eles precisam estar fortes e saudáveis.
A chapinha usada no procedimento ajuda a fixar a queratina nos fios, deixando-os bem mais bonitos e macios. A escova progressiva é perfeita para quem tem cabelo ondulado e volumoso. Deixa os fios lisos, brilhantes e com movimento; deve ser refeita a cada três meses.