São chamados termolábeis os medicamentos particularmente sensíveis à ação da temperatura e que por isso geralmente requerem armazenamento sob refrigeração (entre 2ºC e 8ºC). Este armazenamento deve ser realizado em refrigeradores apropriados, não sendo permitido, por exemplo, o uso de equipamentos do tipo “frigobar”.
- Temperatura do momento: é a que está indicada pela extremidade superior da coluna de mercúrio em ambos os lados. O termômetro deve ser fixado entre a primeira e a segunda prateleira da geladeira, em posição vertical na área central do equipamento.
Page 1
A caixa térmica para início das atividades diárias deve ter os seguintes cuidados: Temperatura da caixa entre +2ºC e +8ºC, monitorando-a com termômetro. Usar bobina de gelo reciclável. Separar algumas vacinas para serem usadas durante o dia e arrumá-las na caixa de maneira que não fiquem umas sobre as outras.
Qual deve ser a temperatura ideal para geladeira? A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, diz que a temperatura recomendada do refrigerador é abaixo de 5° C. No entanto, a temperatura ideal do refrigerador é, na verdade, mais baixa: tente ficar entre ou 1,7 a 3,3 °C.
A parte mais fria da galeira fica embaixo, por isso, é ali que devem guardados alimentos delicados, como frutos do mar e carnes, que devem ser conservados em temperaturas mais baixas. Nas gavetas, ponha as frutas e verduras. Assim, evita-se que estejam expostos a temperaturas menores do que 0ºC.
Sim, há diferença entre as temperaturas, o refrigerador sempre trabalha com temperaturas acima de 0°C, pode ser ajustado de 1°C a 7°C, no freezer as temperaturas são abaixo de zero e podem ser ajustados de -14°C a – 25°C.
Dentro de uma geladeira doméstica alcançam-se temperaturas entre 6 e 10°C na parte inferior e de 2 a -2°C na parte superior. No congelador, podem-se alcançar temperaturas entre -1°C e -4°C. Em freezers domésticos, as temperaturas estão entre -14 e -17°C.
Para resfriar e conservar seus alimentos e bebidas, prefira deixar o seu freezer em temperaturas de 1º C a 5º C. A temperatura máxima serve para dias quentes ou para quando há muitos alimentos, enquanto que a mínima serve para dias frios ou poucos alimentos.
A temperatura ideal do freezer é de -15o C.
Ela nunca pode baixar de 0ª (temperatura em que se inicia o congelamento). Por isso é preciso extrema cautela com os chamados freezers, embora nem todos congelem, dependendo do modo em que estejam programados. O ideal, entretanto, é que ela fique no máximo entre 4ºC e 5ºC (ponto em que já estará bastante refrescante).
Já no caso das horizontais, é interessante notar as funções de refrigerar e congelar. Se quiser que a primeira opção deixe-o entre 1º C a 5º C, já a segunda coloque entre -25° C a -18º C.
Papel toalha e água. Você também pode tentar o truque de embrulhar a latinha ou a garrafa de cerveja em um papel toalha molhado e colocar no refrigerador. A água no papel vai conduzir a temperatura mais rápido do que o ar dentro do freezer e a sua cerveja vai ficar gelada mais rápido.
Já a temperatura do freezer vertical pode ser ajustada num botão giratório, igual ao que tem nas geladeiras, ou num painel. No caso do botão, é só girar até a temperatura desejada! Um freezer cheio mantém a temperatura melhor do que um vazio porque os alimentos congelados fazem uma massa de ar frio.
Dicas para o sorvete não ficar duro no freezer
O funcionamento de um freezer, seja ele horizontal ou vertical, é semelhante ao de uma geladeira: o sistema transforma o calor do ambiente externo em frio por meio de uma substância refrigerante.
Caso necessário uma temperatura menor (para regiões com maior temperatura) diminua para 1°C. Deixe ligado por 3 horas sem utilização. Este é o tempo necessário para que a temperatura se estabeleça dentro do seu refrigerador. Após este período, o seu produto já pode ser usado normalmente.
Após ser transportada Novamente, não existe nenhuma regra sobre quanto tempo é o ideal, mas recomendamos que você aguarde por, pelo menos, 6 horas, antes de ligar na tomada.
Guardar alimentos quentes na geladeira aumenta o consumo de energia do eletrodoméstico. A geladeira precisa ficar ligada todo o tempo, durante 24 horas por dia. É importante saber que desligar o aparelho durante a noite e religar pela manhã não ajuda a economizar energia.
Encha um borrifador com água (se for quente, melhor ainda!) e borrife por toda a parte interna do congelador. Para facilita, use também um pano e vá esfregando as partes congeladas. Mantenha um balde ou bacia ao lado para, de vez em quando, torcer o pano e voltar o trabalho. Bem simples, né?
“Desligar freezers e câmaras frias durante a noite é um tipo de prática que pode trazer sérios riscos para a saúde dos clientes que consumirem uma mercadoria armazenada com a temperatura inadequada”, ressalta o consultor da Engenharia de Aplicação da Full Gauge Controls, Fábio Tedesco.
Instalar o aparelho em local bem ventilado. Evitar a proximidade do fogão, de aquecedores ou áreas expostas ao sol. Deixar um espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo da geladeira ou freezer, no caso de instalação entre armários e paredes. Evitar abrir a porta sem necessidade ou por tempo prolongado.
Degelo do freezer
Experimente, faça uma cotação. A geladeira Brastemp BRM50 não precisa descongelar nunca, pois conta com o sistema chamado Wind Flow. A geladeira usa o sistema frost free, que torna desnecessário fazer o degelo, pois o mesmo ocorre automaticamente.
Já a melhor técnica para descongelar a comida é retirá-la do freezer ou do congelador e colocá-la na geladeira. Sim, você precisará ter um pouco mais de paciência, mas em compensação, terá a garantia de alimentos saborosos, livres de bactérias e outros micro-organismos, além de ter todos os nutrientes preservados.
A Electrolux DC35A tem função Super Freezer. Ah, o tipo de degelo desse modelo é o Cycle Defrost, ou seja, é necessário realizar o descongelamento manual duas vezes ao ano.