O processo de soldagem com eletrodo revestido é o mais amplamente utilizado. Possui a maior flexibilidade entre todos os processos de soldagem uma vez que a maioria dos metais pode ser unida ou revestida pela soldagem.
Vantagens do Processo:
Em resumo, o sistema MIG (Metal Inert Gas) utiliza um gás inerte como proteção, que pode ser de argônio puro ou outras misturas, não há atividade física na poça de fusão. Já o sistema MAG (Metal Active Gas) utiliza como proteção, quase sempre, o dióxido de carbono (CO2), um gás ativo que interage com a poça de fusão.
argônio
Classificação dos arames para os processos MIG/MAG
Conheça as principais indicações de cada uma delas e nunca mais tenha dor de cabeça na hora de soldar.
estanho
MIG/MAG
Antimnio uma liga baseada em zinco e pequena quantidade (porcentagem) de alumnio, magnsio, etc., tcnicamente chamado "Zamak" Esse material utilizado na fabricao de diversas peas de automveis, tais como: carburadores, maanetas, aros de buzinas, manivelas de janelas, grades de radiadores e partes de fechaduras.
A soldagem a frio (também conhecida como soldagem por pressão a frio e soldagem por contato) usa pressão para unir dois materiais. Cientificamente, esse processo é chamado de difusão em estado sólido e usa pressão para criar soldas. Quando dois materiais são pressionados juntos, eles geralmente não se soldam.
Para a soldagem do ferro fundido é utilizado eletrodo à base de níquel. A técnica mais usada é a solda a frio, na qual o soldador executa cordões curtos, alternados e martelados. Esse procedimento traz grandes benefícios: Evita o superaquecimento da peça.
Aplique o adesivo na superfície de ferro fundido com uma betumadeira, uma vareta, uma colher ou uma ferramenta parecida adequada para o tamanho do trabalho. Passe uma camada uniforme de adesivo em uma das partes de ferro fundido e pressione-a na outra peça de ferro fundido.