Existem várias formas de fixar o protetor de garrafa PET na tomada, para isso basta usar a imaginação. Porém uma das formas mais simples é prender um dos lados, usando o parafuso do suporte do módulo da tomada e o outro lado basta encaixar por baixo do espelho.
1. Suporte para Guarda-Chuva não molhar o carro. Corte o fundo de uma garrafa (se o guarda-chuva for pequeno, pode ser uma garrafa menor) e faça dois buraquinhos nas laterais para que você passe um barbate e crie uma alça.
Para preparar o sistema é necessário um furo que pode ser aberto na tampa ou no fundo da garrafa, dependendo da forma como deve ser colocada para a rega. Quanto mais largo o furo, maior a quantidade de água que será liberada. Também deve ser feita uma abertura para a entrada de ar e para facilitar o gotejamento.
Você pode usar uma garrafa pet de duas formas. Na primeira, para vasos médios, você faz um furo pequeno na tampa, coloca água e a coloca emborcada na terra, dentro do vaso. Pode ser uma garrafa de 500 ml. Mais uma vez a ideia é que a planta receberá pequenas, mas contínuas doses de água para se manter hidratada.
Uma garrafa de material rígido pintada de preto é emborcada sobre outra garrafa que contém água. Quando o sol incide sobre a garrafa escura, o calor aquece o ar em seu interior que, ao se expandir, empurra a água do recipiente de baixo e a expulsa por uma mangueira fina para gotejar na plantação.
O procedimento é rápido. Basta encher o recipiente de água, mergulhar uma das extremidades do barbante na água e, por fim, enterrar a outra extremidade no vaso da planta. Certifique-se de que o recipiente com a água esteja posicionado um pouco acima do nível do vaso. Isso ajudará na absorção da água pela planta.
A ISLA tem uma novidade ótima para os esquecidos de plantão ou hortelões que estão com viagem marcada: é o Rega Fácil, um gotejador que pode ser acoplado a uma garrafa pet para manter suas plantas sempre bem irrigadas por até 10 dias!
Encha a cama de terra e plante as mudas. Molhe o solo. Essa será a única vez em que a água será despejada diretamente na terra. Após isso, a irrigação deve ser feita apenas pelos canos, para que a água se espalhe igualmente e gradualmente por toda a horta.
Você também pode fazer um gotejador caseiro simplesmente amarrando acima do vaso uma garrafa PET cheia de água, com a tampa fechada. Faça um furinho no fundo da garrafa (para o ar sair) e outro na tampa (por onde a água gotejará).
Método com um sistema de fecho. Instale o vaso num suporte especial com sistema de fecho. Desta forma, pode baixar o recipiente até à altura desejada, para que possa regar facilmente as suas plantas. Depois, suba-o novamente.
Como instalar um sistema de irrigação
E para saber mais em como montar e o que usar na irrigação de jardim, continue lendo.
Para começar, adapte a mangueira na vela e na cubeta. No canteiro a ser irrigado, cave 2 buracos, um com 20 cm e outro com 10 cm de profundidade, com distância de 5 cm entre os dois. Enterre a vela e mantenha a cubeta para a parte de fora. Você pode usar um pedaço de madeira para apoiar a cubeta(veja na imagem abaixo).
Melhores Irrigadores Orais
No canteiro de flores, uma ou duas sessões de rega por semana são suficientes: melhor irrigar menos vezes, mas com abundância de água, em vez de um pouco de água com freqüência. Quando você molha o solo frio no final da tarde ou à noite, há menos evaporação de água do que quando o solo está quente durante o dia.
IRRIGAÇÃO. Deve ser realizada diariamente até 20 dias após o plantio ou até o pegamento dos tapetes (quando não for mais possível retirar os tapetes do solo). Esta operação é muito importante para o sucesso da formação do gramado, pois a rapidez do enraizamento dos tapetes é diretamente proporcional a umidade do solo.
Deve-se evitar o pisoteio constante sobre a grama esmeralda, mantendo-se sempre um descanso semanal suficiente para executar os serviços de manutenção. Quando por qualquer razão o gramado apresentar injúrias mais sérias ou grandes falhas deve-se dar um descanso ainda maior e em alguns casos até refazer o plantio.