A molleja, ou timo de boi, é uma parte do boi comumente utilizada em asados (“churrasco”) na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. O timo é uma glândula, um órgão linfóide primário especializado do sistema imunológico, presente em todos os animais vertebrados com mandíbula, incluindo o ser humano.
O timo fica bem no centro do peito, entre os pulmões e na frente do coração – essa localização privilegiada, inclusive, fez os anatomistas do passado acreditarem que ali ficava guardada a alma.
Essa função do timo garante o correto funcionamento do sistema imunológico. Quando existem poucos linfócitos T no organismo aumentam as chances de se adquirir doenças. O timo também é responsável pela produção do hormônio timosina, que estimula a maturação dos linfócitos T.
Inicialmente, lava-se a Molleja com água e deixa-se em um recipiente para o excesso de líquido sair antes de por a peça na grelha. Temperamos com sal parrillera e limão siciliano. Com fogo forte e a trempe bem quente, assa-se por aproximadamente 30 minutos até virá-la.
As "mollejas", os "chinchulines" (tripa recheada) e a "morcilla" [...] (chouriço) são outras delícias do churrasco argentino.
Estudos apontam que sua capacidade de induzir a multiplicação celular é acentuada no timo. No órgão, as células que antecedem a formação dos linfócitos T (chamadas precursoras) são afetadas diretamente pelo hormônio do crescimento – e, numa via de mão dupla, também têm potencial para produzi-lo./span>
– A glândula Timo concentra todas as nossas emoções – contou dona Maria. – Tem pessoas que não deixam eu encostar, de tanta dor que sentem. Seu nome em grego é Thymus e significa “energia vital”. Cresce quando estamos contentes e encolhe pela metade quando estamos tristes e estressados./span>
Tratamento para timoma O tratamento deve ser orientado por um oncologista, mas normalmente é feito com cirurgia para retirar o máximo de tumor possível, o que soluciona a maioria dos casos. Já nos casos mais graves, quando se trata de um câncer e existem metástases, o médico pode ainda recomendar fazer radioterapia.
Apoie os cotovelos e antebraços no chão e alinhe ao ombro, apoie a ponta dos pés no chão e alinhe aos cotovelos. Você deve ficar com o corpo ereto e contrair o abdômen, fique nessa posição por 15 segundos e repita pelo menos umas três vezes.
A cirurgia mais comum para os tumores de timo é a retirada completa do timo, denominada timectomia. Na maioria dos casos a cirurgia é realizada através de esternotomia mediana, uma incisão no meio do tórax, permitindo a remoção completa do órgão./span>
Miastenia Gravis. De 30% a 65% das pessoas com timomas também têm miastenia gravis, que é a doença autoimune mais comum associada ao timoma. Nesta enfermidade, o sistema imunológico produz anticorpos que bloqueiam os sinais químicos que fazem os músculos se moverem, provocando fraqueza muscular severa./span>
Tecido tímico acessório – Uma porção isolada de tecido tímico pode persistir no pescoço, geralmente próximo à glândula paratireóide inferior. Este tecido se desprende do timo durante a sua migração caudal.
Cisto tímico é uma rara causa de massa cervical. Entretanto, ele deve estar incluído no diagnóstico diferencial durante a pesquisa de massas cervicais especialmente em crianças5. Essa lesão raramente é diagnosticada no pré-operatório e pode facilmente ser confundida com outras lesões cervicais6.
Rebote timico é algo preocupante? Rebote tímico não tem nada a ver com a atividade do câncer de mama. É uma condição que pode aparecer em algumas situações, especialmente após quimioterapia, que é um tratamento que deprime o sistema imunológico. O timo é um órgão do sistema imunológico.
O que quer dizer hiperplasia do timo? Significa que o timo está aumentado de volume, que pode ser ocasionado por diversos motivos. Geralmente o timo é visível apenas em crianças, reduzindo de volume até a adolescência, quando restam apenas resquícios.
As células estromais são células de tecido conjuntivo que dão suporte à função das células do parênquima do órgão. O estroma tímico consiste de células epiteliais, macrófagos e células dendríticas derivadas da medula óssea além de fibroblastos e moléculas da matriz extracelular.
Quando o timo funciona bem, os linfócitos que passam por esse treinamento e se mostram capazes de reconhecer e atacar as células do próprio organismo são destruídos ali mesmo – a morte é o destino de 95% a 97% dos linfócitos T.
Dessa forma, a maneira mais fácil de ativar a glândula dependerá da sua necessidade e dos seus objetivos. Se a ideia é estimular a produção de melatonina e induzir o sono, o ideal é evitar a exposição a todo e qualquer tipo de iluminação./span>
Meditação é uma das ferramentas mais efetivas para a ativação do terceiro olho. Ao se esforçar para pensar de modo mais consciente, você conseguirá atingir a clareza mental associada ao terceiro olho. O objetivo principal da meditação é fazer com que a mente se concentre em apenas um pensamento ou objeto.
Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido, aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.
Glândula Pineal e imãs… Colocar um ímã (preso por adesivo) na sua pele acima do seu terceiro olho (localizado entre os seus dois olhos físicos, mas um pouco acima dos olhos) por algumas horas ao longo do dia também vai estimular a glândula pineal e ajudar na descalcificação dela./span>
Suplementos clorofilados, como spirulina e chorella, são ótimos “detoxificantes” e ajudam na descalcificação. O cacau orgânico, na sua mais pura forma, também é um ótimo antioxidante e ajuda a estimular o terceiro olho. Vinagre de maçã orgânico, devido ao ácido málico, também ajuda a descalcificar a pineal./span>
Dessa forma, para estimular a glândula é importante buscar uma exposição sensível e saudável à luz, além de evitar a exposição a aparelhos luminosos – como TV e celulares – antes de dormir, já que a luz emitida pelos dispositivos pode causar redução na produção de melatonina e serotonina./span>
Também chamada de "terceira visão", ela tem o formato de uma pinha e fica situada próxima ao centro do cérebro, entre os dois hemisférios. Uma de suas principais funções é participar de atividades que regulam o sono. Teorias espiritualistas dão uma importância ainda maior para esse órgão./span>
A glândula pineal, ou epífise, é a produtora do hormônio melatonina, relacionado aos ciclos circadianos e diversas outras funções, como a reprodução. A glândula pineal, ou epífise, é uma glândula endócrina, ou seja, ela produz hormônios que são liberados e transportados na corrente sanguínea a diversos órgãos-alvo.
A Glândula Pineal é como um ímã para o fluoreto de sódio. Este calcifica a glândula e faz com que seja menos eficaz em equilibrar os processos hormonais do corpo. Desde então que diversas investigações provaram que o Fluoreto de Sódio afeta a glândula mais importante do nosso cérebro!/span>
Um pontinho em formato de pinha que fica bem no meio do cérebro: essa é a glândula endócrina pineal, conhecida por muitos como "terceiro olho" ou "portal da alma". Isso porque ela é a produtora de melatonina, hormônio que regula o sono.
Ele fica bem no centro do cérebro e não é um olho, mas uma glândula, chamada de pineal, que é tão pequena quanto uma ervilha e tem a forma de pinha, de onde vem o seu nome. Segundo cientistas, é um potente centro receptor de informações, relacionado a intuição, espiritualidade e percepção de acontecimentos sutis.
Uma das curiosidades ligadas a fé hinduísta é o terceiro olho, muito famoso entre os indianos que o usam no meio de suas testas. Este acessório é conhecido como bindi, que em hindi, o idioma falado no país, pode significar “gota”, “ponto” ou “pequena partícula”, a palavra foi derivada do sânscrito bindu./span>