adjetivo Capaz de cortar ou próprio para isso; cortante: dente incisivo. [Figurado] Que causa uma sensação intensa, viva: argumento incisivo. [Figurado] Sem rodeios; que entende com rapidez: estilo de escrita incisivo.
A principal função dos dentes incisivos é a de cortar os alimentos, tanto por sua localização na cavidade bucal quanto por sua forma.
É sim, perfeitamente normal. Na realidade muitas pessoas no Planeta estão tendo uma dentição permanente de 28 dentes ao invés de 32 que era o habitual quando os dentes do siso erupcionavam.
Essa anomalia bucal, acontece devido a alterações genéticas e por isso não é previsível ou controlada e apesar de aparecer com certa regularidade, só pode ser diagnosticado através de radiografias e exames específicos. O posicionamento dos dentes afeta em cheio a pronúncia e comunicação do paciente.
Dentes permanentes Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.
Sistemas de numeração dos dentes O primeiro quadrante (1) é o da parte superior direita da nossa boca; o segundo (2), da superior esquerda; o terceiro quadrante (3) corresponde à parte inferior esquerda; e o quarto (4) à inferior direita, na dentição definitiva.
Por volta dos 12 anos, na entrada para a adolescência, temos 28 dentes permanentes. Está (quase) tudo pronto. Ainda faltam os dentes do siso. Pode ser aos 16 anos, ou pode ser bem mais tarde.
Os molares são os maiores de todos os dentes. Eles têm uma superfície grande e plana com sulcos que permitem mastigar e triturar alimentos. Os adultos têm 12 molares permanentes – seis na mandíbula inferior e superior, e as crianças têm oito molares primários .
A classificação e a função dos dentes Eles são classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares. Os incisivos são os quatro primeiros. Eles servem para cortar os alimentos. Os caninos possuem pontas agudas e afiadas e servem para rasgar os alimentos, de acordo com a especialista.
Incisivos laterais permanentes superiores (12 e 22): Lembra muito o incisivo central só que com um tamanho menor. Tem a mesma função de corte. Incisivos centrais inferiores (31 e 41): De fato são os menores e mais simétricos dentes da dentição permanente.
O dente é formado por 3 camadas: esmalte, dentina e polpa. Todos nós passamos por duas dentições. A primeira dentição se inicia já por volta dos 6 meses de idade. Ela é formada por 20 dentes, os “dentes de leite”, que começam a cair, naturalmente, a partir dos 6 anos de idade.
Coroa – a parte branca visível do dente; Colo – a parte localizada entre a raiz e a coroa.
A figura abaixo, por exemplo, mostra essas divisões em um dente posterior inferior e um dente anterior superior: Nota: a região do colo dental é denominada região cervical.
Face vestibular: é a frente do dente. Essa face fica voltada para os lábios ou bochecha. Face lingual/palatal: é parte de trás do dente. Essa face fica voltada para o palato ou para a língua.
Nomenclatura das Faces Face oclusal: é a face dos dentes posteriores voltada para o arco antagonista. Borda incisal: É formada pelo encontro das faces vestibular e lingual dos dentes anteriores. 9.