O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.
A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.
As principais características da globalização são: aumento das relações econômicas entre os países, maior produção e consumo de bens e serviços globais, informações disseminadas instantaneamente, surgimento de empresas multinacionais e transnacionais, surgimento de blocos econômicos e diminuição de barreiras comerciais ...
O termo globalização tem como significado um processo em nível global que envolve a integração de caráter econômico, social, cultural e político. Além disso, é preciso destacar que o termo foi incentivado para alcançar a redução dos custos de meios de transporte e otimizar a comunicação entre os países.
A globalização pode ser entendida como um processo social e econômico que liga países e pessoas. A globalização permite que produtos de outros países cheguem ao Brasil, assim como os daqui cheguem lá. Restringindo a distância.
globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.
São exemplos de globalização a produção de produtos manufaturados em um país ou região, de onde são então exportados para todo o globo, a existência de empresas multinacionais, que tem a sua sede administrativa em um país, unidades produtivas em outro e filiais em todo o mundo e os fenômenos culturais globais, como o k ...
Os países foram separados em "três mundos" durante a Guerra Fria, quando eram classificados de acordo com seus aliados.
Milton Santos nos demostra que existem três mundos dentro do nosso planetinha, o mundo que nos fazem ver (Globalização como fábula), o mundo como é (Globalização como perversidade) e o mundo como pode ser (uma outra Globalização).
O objetivo seria a unificação das sociedades humanas através dos meios de comunicação e o estabelecimento de conexões de comércio e turismo livres, também a ideia de conscientização sobre assuntos importantes que devem ser tratados por toda a humanidade, disseminação do conhecimento.
o processo de globalização tem suscitado várias reflexões e críticas, que apontam para o fato de que a globalização tende a aumentar ainda mais as desigualdades sociais, fazendo com que a concentração da riqueza mundial esteja cada vez mais nas mãos de poucos, aumentando a situação de pobreza e miséria social.
Construir relações humanas baseadas na solidariedade. Ele propunha uma revisão da globalização, que deveria ser "mais humana", sem descartar a base técnica que sustenta a globalização econômica e financeira.
A obra de Milton Santos caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista e aos pressupostos teóricos predominantes na ciência geográfica de seu tempo. ... Nessa obra, defendia também o caráter social do espaço, que deveria ser o principal enfoque do geógrafo.
2) A Globalização é um termo elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação. ... ( ) quando propõe a ideia de uma outra globalização, mais justa e igualitária.
· Globalização financeira – Trata-se de interligação dos mercados de capitais, acelerando as possibilidades de alocação de capitais. ... · Globalização tecnológica – Trata-se do avanço tecnológico ao longo dos séculos como agente que contribui de forma acentuada para acelerar o processo da globalização.
O termo 'globalização' começou a circular no final dos anos 80 para sugerir a idéia de unificação do mundo, como resultado dos três processos que marcaram o fim do “breve século XX” (Hobsbawn, 1995). ... A expressão mais delirante dessa idéia foi, sem dúvida, a tese de Francis Fukuiama sobre o fim da História.