É o processo de análise dos dados que foram coletados por meio da aplicação dos elementos teórico-metodológicos selecionados e das categorias analíticas, efetuando-se uma sistematização geral e articulando novos aspectos.
Pesquisa Qualitativa Isso quer dizer que se trata de uma pesquisa que é capaz de identificar e analisar dados que não podem ser mensurados estatisticamente. ... Dessa forma, os resultados da pesquisa qualitativa não podem ser obtidos por meio da simples tabulação de dados quantificáveis.
As pesquisas quantitativa e qualitativa se definem a partir da abordagem do problema formulado, visando à checagem das causas atribuídas a ele. Na escolha do tema do trabalho a ser desenvolvido, sabe-se que seu foco de estudo, seu objeto de análise, partirá, necessariamente, de um problema.
Que é simultaneamente relativo à qualidade e à quantidade; que é qualitativo e quantitativo (ex.: avaliação qualiquantitativa; estudo qualiquantitativo).
Atualmente, combinar pesquisa qualitativa e quantitativa, é umas das formas de conduzir pesquisas de mercado. ... Pode haver pequenas operações especializadas em uma única disciplina (qualitativa ou quantitativa), no entanto, é muito improvável que funcionem completamente isoladas.
28 apud, Marconi; Lakatos, 2017, p. 01) vai além: para ele, a pesquisa é um “procedimento reflexivo metódico, controlado e crítico, que permite descobrir novos acontecimentos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”.
Para Gil (1999), o método científico é um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos utilizados para atingir o conhecimento. Para que seja considerado conhecimento científico, é necessária a identificação dos passos para a sua verificação, ou seja, determinar o método que possibilitou chegar ao conhecimento.
132). Para Marconi e Lakatos (2003), por meio do teste piloto, pode ocorrer: estimativa dos resultados, alteração das hipóteses, modificação das variáveis, como também a relação entre as mesmas; desta forma, oferecendo maior segurança e precisão para o desenvolvimento da pesquisa.
Para Mattar (1997), as pesquisas podem ser classificadas quanto: A natureza das variáveis pesquisadas: pesquisas qualitativas e pesquisas quantitativas. Tecnicamente, a pesquisa qualitativa identifica a presença ou ausência de algo, enquanto que a quantitativa procura medir o grau em que algo está presente.
Toda e qualquer classificação se faz mediante algum critério. Com relação às pesquisas, é usual a classificação com base em seus objetivos gerais. Assim, é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas.