Iogurte Natural É o iogurte que não tem adição de substâncias, além das já presentes em sua receita. Ele tem uma consistência mais firme e sabor suave. Geralmente é consumido com mel e frutas ou como molho para saladas ou recheios.
Por ser um alimento probiótico, os principais benefícios do kefir são:
Os grãos não morrerão. Geralmente, eles podem ficar em resfriamento por até 2 anos, mas o ideal é renovar o estoque a cada ano. Para descongelar os grãos, retire-os do freezer, deixando-os em temperatura ambiente até amolecer.
Também conhecido como “quefir”, cogumelo tibetano, tibico, plantas de iogurte e cogumelo de iogurte, o kefir é um leite fermentado produzido a partir da ação dos micro-organismos presentes naturalmente nos grãos de kefir. ... O termo kefir vem do eslavo “keif”, que significa bem-estar ou bem viver.
Os grãos de kefir são massas gelatinosas brancas ou amareladas com estrutura semelhante a uma couve-flor, medindo entre 3 e 35 mm. Essa massa gelatinosa é constituída principalmente de água, polissacarídeos, proteínas, entre outros compostos, além de uma microbiota diversa.
O kefir é um leite fermentado produzido a partir dos grãos de kefir, também conhecidos como quefir, tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi. O termo deriva do turco keif que significa "bem-estar" ou "bem-viver" (KEMP, 1984).
O kefir é um tipo de alimento criado por meio do cultivo de bactérias boas. ... Kefir de água, que pode ser mantido em água de coco ou água mineral com açúcar mascavo ou demerara. Kefir de leite, que necessita de leite bovino, caprino, de coco ou de soja para se proliferar.
"O kefir é um leite fermentado elaborado por meio do uso de uma mistura de microorganismos. Esses microorganismos, que podem ser obtidos em amostras comerciais ou artesanalmente por doação na forma de grãos, produzem substâncias ácido-láticas, peptídeos, aminoácidos e vitaminas.
Preparar o Kefir de Leite é muito fácil. Os grãos são cultivados leite, seja de vaca, cabra ou ovelha. As bactérias e leveduras presentes nos grãos metabolizam o açúcar do leite, ou seja, a lactose, reduzindo a caseína, albumina, além de sintetizar o ácido lático, a lactose e outras enzimas.
O kefir de leite tem um valor probiótico maior do que o de água, totalizando cerca de 30 a 50 diferentes cepas de probióticos, enquanto 10 a 15 estão presentes no kefir de água.
Não existe uma quantidade ideal, mas a média de consumo individual diário é de 250 ml (1 copo) de kefir ou um consumo de até um litro por dia.
O Kefir pode ser consumido em qualquer horário, desde que seja associado a uma alimentação equilibrada. Alguns especialistas recomendam também que ele seja consumido antes de dormir, pois assim, a absorção dos nutrientes será potencializada.
Resposta: NÃO! com uma grossa camada de leite meio viscoso. Algumas pessoas confundem com algo sujo, estragado, que na realidade não é. Eles formam uma camada protetora dos grãos.
Se todos os grãos estiverem de cor diferente ao branco, significa que seu kefir estragou. Outro sinal de que sua colônia de kefir morreu é o cheiro, se estiver com cheiro meio azedo bem desagradável, significa que seu kefir morreu.
Os resultados, após cerca de 20 dias de fermentação foram: