Estabilidade Emocional: previsibilidade e consistência de reações emocionais, sem mudanças bruscas de humor. Em sua carga inversa, o indivíduo emocionalmente instável é caracterizado como preocupado, irritadiço, introspectivo, impulsivo, e não-autoconfiante.
O indivíduo extrovertido é caracterizado como amigável, sociável, autoconfiante, energético, aventureiro e entusiasmado. ... O indivíduo amável ou cooperativo se caracteriza como tolerante, altruísta, modesto, simpático, não teimoso e objetivo (direto quando se dirige a alguém).
Competências socioemocionais: você sabe quais são as dez habilidades mais usadas? Segundo Cristina, são empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.
As competências socioemocionais se encaixam no conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.
São elas:
Inteligência Emocional na Gestão: 5 Habilidades Essenciais para o seu Desenvolvimento
A habilidade ou inteligência intrapessoal é definida como a capacidade de conhecer a si mesmo e utilizar plenamente as próprias competências. ... Ou seja, uma pessoa com boa inteligência intrapessoal deve ser capaz de acessar suas emoções e pensamentos com clareza. Mas não basta olhar no espelho e reconhecer quem você vê.
Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, elenca os cinco pilares da Inteligência Emocional (IE), quais sejam:
O modelo de Goleman posiciona a IE como o conjunto de competências e habilidades fundamentadas em cinco pilares: Autoconsciência: capacidade de reconhecer as próprias emoções. Autorregulação: capacidade de lidar com as próprias emoções. Automotivação: capacidade de se motivar e de se manter motivado.
Segundo Goleman, as características que demonstram inteligência emocional são:
Um intelectual é a pessoa que produz pensamentos. Este termo também pode assumir a classificação de substantivo e representar a pessoa que vive exclusivamente de seu intelecto, ou seja, de sua inteligência e das coisas que requerem uma aplicação mental, como a cultura, as artes, a música, a literatura e etc.
“Para ser intelectualmente verdadeiramente inteligente é importante também ser emocionalmente inteligente” Inteligência emocional tem grande efeito no desenvolvimento e na utilização da inteligência intelectual. Mas o que é inteligência emocional? Basicamente é ter ciência, conhecer, entender e controlar as emoções.
Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e outros animais.