Você se sente mais em casa na natureza: Os xamãs são as pontes entre a natureza e os seres humanos, servindo como tradutores entre as montanhas, oceanos, rios, animais e pessoas. Você pode sentir que a natureza está falando com você ou que está mais sintonizado quando está cercado pelo mundo natural.
Xamã (shaman em inglês) é um sacerdote tradicional do xamanismo que possui contato com o mundo dos espíritos, demonstrando particular capacidade de profecia ou cura. Mago, feiticeiro, curandeiro, bruxo, pajé e médico são outros nomes correspondentes.
Estude o xamanismo tradicional. O método para se tornar um xamã tradicional varia de cultura para cultura, mas tipicamente envolve um súbito evento sobrenatural, a herança da posição ou o treinamento como um aprendiz.
O xamanismo é uma crença espiritual/religiosa que busca a força interior e o reencontro dessa com os ensinamentos da natureza. ... O sacerdote dessa crença, ou seja, a pessoa responsável pela manifestação de poderes sobrenaturais da natureza é o xamã.
O xamã ou pajé é, ao lado do cacique, a maior autoridade de um grupo indígena. No caso dos Yawanawá, são eles os guardiões dos conhecimentos da tribo, desde a medicina até as artes. Acredita-se que tenham dons sobrenaturais — de adivinhação, de cura e até mesmo de matar inimigos telepaticamente.
A maioria dos povos indígenas vive completamente das florestas, através de uma mistura de caça, coleta e pesca. Eles cultivam plantas que utilizam como alimentos e medicamentos, e também usam a vegetação para construir casas e fazer objetos do cotidiano. 'Nós índios somos como plantas.
Eles vivem em todo o território nacional, principalmente em 688 Terras Indígenas e em várias áreas urbanas. Há também 77 referências de grupos indígenas não-contatados, das quais 30 foram confirmadas.