O grau de um relacionamento corresponde ao número de diferentes tipos de entidades que dele participam. Os relacionamentos mais comuns são aqueles de grau dois (relacionamentos binários). Por exemplo, um departamento é dirigido por um funcionário, e este funcionário só pode dirigir apenas um departamento.
Este tipo de relacionamento ocorre toda a vez que temos uma ocorrencia de uma entidade que está associada a um ou mais ocorrencias da mesma entidade. ... Os auto-relacionamentos são na verdade uma forma de representarmos relações de hierarquia entre ocorrencias de uma mesma entidade.
Este tipo de relacionamento ocorre toda a vez que temos uma ocorrencia de uma entidade que está associada a um ou mais ocorrencias da mesma entidade. Um outro exemplo que podemos representar seria o de uma entidade PESSOA que possui PAI. ...
Uma das tabelas (o lado um do relacionamento) possui um campo que é a Chave Primária e a outra tabela (o lado vários) se relaciona através de um campo cujos valores relacionados podem se repetir várias vezes. Considere o exemplo entre a tabela Clientes e Pedidos.
O MER é o que você quer fazer efetivamente, é a ferramenta para criar modelos de dados e seus relacionamentos, em geral que depois será produzido em um banco de dados relacional. O DER é só uma maneira visual de montar e analisar este modelo.
O modelo relacional é composto, basicamente, pelos seguintes elementos: Coleções de objetos ou relações que armazenam os dados. Um conjunto de operadores que agem nas relações, produzindo outras relações. Integridade de dados, para precisão e consistência.
Bancos de Dados Orientados a Objetos (BDOOs) podem ser utilizados como alternativa aos Bancos de Dados Relacionais para armazenar objetos compartilhados entre diferentes aplicações. Estes meios de armazenamento se tornaram conhecidos com o crescente uso de linguagens OO.
Tornar um objeto persistente significa que se deve armazenar não apenas os valores de seus atributos como também os seus métodos. Contudo, é muito comum armazenar o código (método) em arquivos fora do banco de dados. Há diversas maneiras de encontrar um objeto.
Existe uma hierarquia de modelos de dados que se divide em três níveis de acordo com a capacidade de abstração do modelo: Conceitual, Lógico e Físico.