Origem da prosa realista No realismo, a razão, a pesquisa e a ciência ocupam o lugar antes reservado ao sentimentalismo. É por seguir essa estética que os realistas procuram retratar o homem e a sociedade a partir da observação do ambiente.
O romance realista é de carácter documental, procurando fazer o retrato de uma época, dando conta dos espaços sociais, normalmente da burguesia. ... Madame Bovary, de Gustave Flaubert, publicado na França em 1857, é considerado o primeiro romance realista.
Com a intenção de fazer da arte uma representação fidedigna e verossímil da realidade, escritores, pintores, escultores, músicos e dramaturgos privilegiaram a objetividade em suas obras, atentos à veracidade das situações cotidianas.
No movimento literário conhecido como Realismo, que tem como um dos principais representantes o escritor Machado de Assis, a narrativa se caracteriza, principalmente, por: - Valorização do indivíduo. - A sociedade vista “de cima para baixo”. - O indivíduo é analisado, principalmente, em seus comportamentos e atitudes.
O Realismo é um movimento artístico amplo e com grandes representações na literatura, mediante obras como as de Gustave Flaubert e Machado de Assis. O Realismo é um movimento artístico amplo que se apresenta contra os arroubos sentimentais e idealistas do Romantismo.
O naturalismo, tendência estética e literária em voga no último quartel do século XIX, surgiu na França e é entendido por muitos críticos como uma corrente mais extremada do movimento realista, sendo muitas vezes também chamado de realismo-naturalismo.