Iemanjá – Odoiá! ~ Odociá! ~ Saravá Mãe Iemanjá! Ifá – Agô-Ifá! Malandros - Boa noite! ~ Salve malandragem! Marinheiro – Trunfê! ~ Trunfá! ~ Salve a Marinha! ~ Saravá Marujada!
Outra saudação comum é o movimento das mãos parcialmente fechadas (encolhidas) apontada para o solo, com os dedos retraídos, encostando as costas das mãos ou os punhos um no outro, três vezes. Observa-se também durante os ritos o gesto de – com os punhos cruzados – bater as costas das mãos três vezes ao chão.
“Em primeiro lugar, o médium ao adentrar no terreiro deve Saudar as Forças dos Exus/Guardiões e das Pombagiras/Guardiãs assentadas na Tronqueira e para tanto, deve parar por alguns minutos de frente à tronqueira e com a cabeça baixa, agradecer a permissão de sua entrada naquela Casa Santa.
Mojubá é a saudação para Exu (da cultura nagô), o mensageiro, o que comunica aos homens a vontade dos Orixás e, a estes, leva o pedido dos homens. ... Laroiê Exu! = Mensageiro, Exu!
O que é Laroiê: Saudação feita a entidade EXÚ,tanto na Umbanda como no Candomblé. Trata-se de um "SALVE!" destinado exclusivamente para um ou mais Exús,seja ele feminino,masculino ou para uma falange inteira. Esta saudação também é utilizada na entrega de oferendas ou como pedido de proteção.
Mojubá é uma saudação em ioruba, língua falada na Nigéria. Mas esta palavra é, também, o nome de uma série com sete documentários, cada um com 30 minutos de duração, sobre as religiões de matriz africana.
A saudação aos exus e pombajiras é "laroiê". Significa algo como "salve o mensageiro".
Saudação ao orixá Iemanjá Significado: Salve a Senhora das águas! Expressão corporal: braços abertos com as mãos para o alto ou mãos espalmadas para cima na altura da cintura fazendo movimentos circulares.
Exu é mojubá! – Mensageiro, Exu! Exu a vós meus respeitos! Oke Aro ou Oke Ode ou Oke Oxossi – Salve, aquele que grita, brada; Sale, o caçador; Salve, Oxossi.
Mukuiu – é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu) a resposta é Mukuiu NZambi (ou seja que Deus te abençoe); Neste mesmo sentido encontraremos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é motumba Axé. Para os Jeje o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.
A Obaluaiê agradeço pela saúde, Atotô Meu Pai! Agradeço a Ogum por ajudar a superar os obstáculos na vida, Patacuri, Ogunhê! Agredeço a Oxóssi pela fartura em meu lar, Okê Arô! Agradeço a Oxum pelo amor em meu coração, Ora Yê Yê Ô Oxum!
Protege-me meu glorioso São Judas Tadeu, Pai Xangô na umbanda. Sempre justiceiro nos caminhos em que eu venha a passar com a força desta prece, sempre contigo estarei, livrando-me do desespero e da dor, dos inimigos e dos invejosos, dos indivíduos de mau-caráter e dos falsos amigos.
A celebração ritual do Amalá de Xangô consiste na oferenda à divindade de duas iguarias de sua predileção que são o Beguiri e o Amalá. Beguiri: iguaria elaborada com quiabo, castanha, amendoim, camarão e carne bovina, fartamente regado com azeite de dendê e temperado com pimenta, sal, cebola e cebolinha.