EQST

O Que O CFOP 5909?

O que é o CFOP 5909?

CFOP 5909 - Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato.

Quando usar CFOP 5909?

5909 - Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato Classificam-se neste código as remessas de bens em devolução após cumprido o contrato de comodato.

Qual CFOP de devolução para 5908?

Neste caso utiliza-se o CFOP 5908 - remessa de comodato, quando houver o retorno utilizar o CFOP 5909 - retorno de comodato. Caso não haja contrato firmado, utilizar o CFOP 5949 para ambas as situações, remessa e retorno.

Como emitir uma nota de retorno de comodato?

Devolução/Retorno de Comodato: Quando solicitado pelo fornecedor, pode-se emitir a devolução de comodato, acessando o menu Operação> Notas Fiscais> Notas Fiscais de Devolução> Retorno de Bens por Comodato>.

Como funciona a operação de comodato?

O comodato consiste em um contrato que expressa uma modalidade de empréstimo, a título gratuito, especificamente, de coisas não fungíveis, do qual uma das partes cede por empréstimo a outra determinada coisa, para que a use, pelo tempo e nas condições preestabelecidas, devendo ser devolvidas ao comodante as próprias ...

Quando utilizar o CFOP 5923?

CFOP 5923 Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem ou em operações com armazém geral ou depósito fechado.

Qual CFOP usar para devolução de mercadoria 6401?

Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP 6401 - Venda de produção do estabelecimento quando o produto estiver sujeito ao regime de substituição tributária - Cosmos.

Como emitir uma nota fiscal de retorno?

Para emitir uma nota fiscal de retorno é só ir em Produtos > Painel NF-e e escolher a nota de saída e escolha a opção “NF-e de retorno”. Uma vez selecionada essa opção, escolha o CFOP da operação (que irá representar o motivo do retorno dessa mercadoria).

Qual o prazo de retorno de comodato?

120 dias Conforme demonstrado anteriormente o prazo de retorno seria de 120 dias ou até o prazo de vigência do contrato de comodato.

Quando utilizar o CFOP 5118?

5118 - Venda de produção do estabelecimento entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem Classificam-se neste código as vendas à ordem de produtos industrializados pelo estabelecimento, entregues ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário.

Quando utilizar o CFOP 5925?

O CFOP 5925 deve ser usado para indicar operações de saída dentro do estado, por isso utiliza o 5 como prefixo. Especificamente, o CFOP 5925 indica o retorno de mercadoria recebida para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando aquela não transitar pelo estabelecimento do adquirente.

Como fazer uma nota fiscal de comodato?

CFOP: Quanto ao uso temos algumas considerações a fazer: no CFOP 5908 (Remessa de bem por conta de contrato de comodato) é considerado as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato. Logo, havendo contrato de comodato, o código pertinente será 5.908/6.908.

O que é o CFOP 6401?

CFOP 6401 - Venda de produção do estabelecimento em operação com produto sujeito ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto.

Qual o CFOP de devolução para 6201?

No caso específico do CFOP 6201, o código atesta que se trata de uma venda, por começar com o número 6. E, pela tabela de CFOP, verificamos que é uma devolução de compra para a industrialização ou produção rural.

Quem emite a nota fiscal de retorno?

Devolução com nota fiscal emitida pelo destinatário Acontece quando quem recebeu a nota (comprador, cliente ou fornecedor) a devolve ao estabelecimento (empresa, comércio ou loja). O próprio destinatário deverá emitir a nota de devolução para seguir o caminho da operação de compra e venda.

O que são notas de retorno?

A Nota Fiscal de Retorno serve para informar a circulação de uma mercadoria. Você precisa emitir quando ela volta para o local de origem, por causa de um conserto, por exemplo.

Como emitir nota de retorno de comodato?

Devolução/Retorno de Comodato: Quando solicitado pelo fornecedor, pode-se emitir a devolução de comodato, acessando o menu Operação> Notas Fiscais> Notas Fiscais de Devolução> Retorno de Bens por Comodato>.