Tipos de circulação sanguínea
Circulação colateral corresponde a um achado em que é possível visualizar a vascularização do abdome, por conta de um obstáculo na circulação venosa.
Existem quatro tipos mais comum de circulação. A pulmonar, a sistêmica, a colateral e a portal. A circulação pulmonar ou pequena circulação tem início no ventrículo direito, de onde o sangue é bombeado para a rede capilar dos pulmões. Depois de sofrer a hematose, o sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo.
O sistema circulatório é classificado em dois tipos:
Os dois tipos de sistemas circulatórios Nos animais, há dois tipos de sistema circulatório: sistema aberto e sistema fechado. No sistema circulatório aberto, o líquido bombeado pelo coração periodicamente abandona os vasos e cai em lacunas corporais. ... No sistema fechado, o sangue nunca abandona os vasos.
b) O sangue (hemolinfa) dos animais com sistema circulatório aberto circula de forma mais lenta, provocando menor nutrição e oxigenação dos tecidos. No sistema aberto é tão baixa a eficiência que a principal conseqüência da presença deste tipo de sistema é a limitação do porte (tamanho) dos seres vivos que o possuem.
O Sistema Circulatório é responsável pelo transporte de nutrientes e de gás oxigênio a todas as células do corpo, e pela coleta do gás carbônico e dos resíduos gerados no metabolismo celular.
b) Os Anelídeos apresentam respiração cutânea indireta (com auxílio de sangu. e), já nos Cnidários, as trocas gasosas se realizam por difusão. c) Anelídeos são animais triblásticos, enquanto que Cnidários são diblásticos.
Nosso sistema circulatório é considerado fechado, pois não há a mistura entre sangue arterial e sangue venoso, além disso, o sangue circula exclusivamente no interior dos vasos. O sistema circulatório humano é composto por coração, vasos e sangue.
É a circulação em que não ocorre mistura dos sangues venoso e arterial no coração. Presente em aves e mamíferos.
O sistema circulatório é considerado um sistema fechado, pois o sangue permanecem nos vasos ou no coração, duplo porque é composto de duas bombas de ejeção, o lado direito e esquerdo do coração, e completo porque ele alcança todas as partes do corpo levando oxigênio e nutrientes para outros tecidos.