O cavaquinho pode ser acústico, elétrico ou eletroacústico. O acústico é ideal para quem está aprendendo, pois é mais barato. O modelo elétrico é indicado para quem vai se apresentar com esse instrumento, já o eletroacústico é um híbrido e pode ser usado das duas formas.
Instrumentos acústicos - são os instrumentos que emitem som sem a necessidade de eletricidade, além disso, eles costumam ter um som mais limpo e suave do que suas versões elétricas. ... Instrumentos eletrônicos - são instrumentos que precisam ser ligados a um amplificador ou uma fonte de energia pra funcionar.
Violão Eletroacústico Esses modelos, por um lado, reproduzem som com boa sonoridade sem necessidade de estar ligado a nenhum cabo e amplificador. Porém, assim como os elétricos, também possuem a função de conectar nas caixas amplificadoras, trazendo opções de ajuste no painel.
A principal diferença entre os outros modelos é que o acústico não tem partes elétricas, e assim ele não pode ser ligado em caixas de som ou amplificadores. ... Por não precisar de cabos ou acessórios elétricos, o violão acústico pode ser levado para onde você quiser.
O violão acústico comum é aquele que não possui entrada na caixa para cabos, ou seja, não é possível conectá-lo a caixas de som. ... Geralmente, possui um corpo mais largo, para que o som saia mais alto e encorpado.
Também chamado dreadnought, o violão folk tem o corpo um pouco maior do que os demais e uma curva mais suave na parte superior. É indicado para quem precisa de um instrumento que gere mais volume e mais ataque. Por ser um pouco maior, a sua caixa projeta mais as notas e entrega em um som bem mais encorpado.
O Grand Auditorium é o formato mais popular de todos os Violões Taylor. Para muitos, define o som TAYLOR. Introduzido em 1994, o GA é um design original Bob Taylor, apresentando um som mais equilibrado. Graças a sua versatilidade, o GA é indicado para tocar diversos estilos musicais.