Peter Drucker, escritor, consultor e considerado o pai da administração moderna, afirmava que "não se gerencia o que não se pode medir". Para tanto, as empresas precisam assumir determinadas posturas para alcançar resultados mensuráveis.
E a moderna administração surgiu em resposta as duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial: ... TAYLOR, engenheiro americano, que apresentou os princípios da ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA e o estudo da ADMINISTRAÇÃO como CIÊNCIA.
Por meio da observação científica a moderna administração surgiu no início deste século quando Frederick Taylor (1856-1915) e Henri Fayol (1841-1925) publicaram suas experiências: o primeiro desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica, com a preocupação de aumentar a eficiência da indústria pela ...
Enquanto Taylor, com sua administração científica espalhava-se rapidamente pelos Estados Unidos, em 1916, surgia na França a Teoria Clássica da Administração. À medida que a administração científica focava na tarefa realizada pelo operário, a teoria clássica tinha como ênfase a estrutura da organização.
Alguns fatores contribuíram para impulsionar à Administração de Materiais, dentre eles a evolução fabril, o consumo, as exigências dos consumidores, o mercado concorrente e novas tecnologias, com isso, passou a ser vista como uma arte e uma ciência das mais importantes, para que as organizações pudessem alcançar seus ...
Apesar disso, são vários os órgãos da organização que podem exercer a atividade de administração de materiais, passando pelo setor de compras, produção, planejamento e controle de materiais, armazenagem, distribuição e logística.
Terminologias Utilizadas
O objetivo central da administração de materiais é maximizar o uso dos recursos materiais e patrimoniais na organização, evitando os desperdícios. Para que isto aconteça adequadamente, é necessário ficar atento aos estoques de matérias primas e insumos, além da gestão de compras e logística dos mesmos.
Finalidades da administração de estoques - Assegurar a quantidade e a qualidade das mercadorias; - Reduzir o excesso de compras; - Evitar a estocagem desnecessária; - Fornecer elementos para cálculo das mercadorias.
A administração de materiais é um subsistema do sistema da empresa, seu principal objetivo é determinar o que, quando, quanto e como adquirir ao menor custo - desde o momento de sua concepção até seu consumo final. ... Porém, é importante ressaltar que a administração de materiais não visa apenas o controle de estoques.
Pelo grande volume de peças produzidas e distribuídas pela empresa (42 milhões por mês) e para melhor manutenção dos estoques, a boa administração de materiais evita erros nos processos de distribuição e armazenagem, contribuindo para a satisfação dos clientes.