Isso tudo são fontes de energia, que se dividem em duas categorias básicas.
As energias renováveis são energias resultantes de recursos renováveis, ou seja, são inesgotáveis, como a energia hídrica, maremotriz, geotérmica e as novas energias emergentes, como a energia solar, eólica e de biomassa.
A fonte de energia renovável é originária de fontes naturais que se regeneram (não se esgotam). Tais como: energia solar, energia eólica, energia hidráulica, biomassa, geotérmica e maremotriz. Ao contrário das não-renováveis, as fontes de energias renováveis causam menos poluição ao meio ambiente.
O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem. O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura.
Os combustíveis fósseis como o petróleo são exemplos de recursos não renováveis, enquanto que recursos como madeira (quando colhida de forma sustentável) ou metais (que podem ser reciclados) são considerados recursos renováveis.
Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação. Com esse aspecto temos: o alumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o estanho, o níquel e muitos outros. ... Os recursos com tais características são: florestas, água e solo.