O plano cartesiano é formado por duas retas reais em que o ângulo entre elas é de 90°, ou seja, elas são perpendiculares. Essas retas são chamadas de eixos. Assim, há o eixo horizontal, que é chamado de eixo das abscissas, e o eixo vertical, que é o eixo das ordenadas.
Plano cartesiano, também conhecido como sistema cartesiano, é um traçado de retas perpendiculares onde perpassa outra, sendo uma na horizontal e outra na vertical, formando quadrantes de 90°. Esse esquema serve para variados cálculos. Quem teorizou e desenvolveu o plano foi René Descartes.
Para localizar um ponto em um plano cartesiano, utilizamos a sequência prática:
A fórmula para calcular a média aritmética de uma lista de números é a soma dos números dividida pela quantidade de números. Precisamos, então, descobrir duas coisas: a soma das notas e a quantidade de notas.
A idade média devidamente ponderada será definida, através da somatória das quantidades de ônibus por categoria e tipo, multiplicada pelo seu respectivo fator (F) e dividida pela quantidade total da frota operante + 10% (dez por cento).