Tipo 1 - negativa para neoplasia; Tipo 2 - negativo para neoplasia mas com presença de inflamação, células metaplásicas ou sugestiva de infeção; Tipo 3 - classificação de NIC (neoplasia intra-epitelial cervical):
A inflamação no útero corresponde à irritação dos tecidos uterinos que acontece principalmente devido a infecção por microrganismos como Candida sp., Chlamydia sp. ou Neisseria gonorrhoeae, mas também pode ser devido a alergia a produtos, alteração do pH por falta ou excesso de higiene ou ferimentos na região.
Exame papanicolau detecta quais doenças?
Esse exame é a principal estratégia para prevenção e/ou diagnostico precoce da neoplasia maligna do colo de útero. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%.
O Papanicolau é um dos exames mais realizados para manter um bom controle ginecológico da mulher. Este exame, também conhecido como citologia cervicovaginal, é realizado durante a gravidez para identificar alterações no colo do útero.
O exame pode ser feito em qualquer período da gestação, preferencialmente até o 7º mês. Não está contraindicada a realização do exame em mulheres grávidas, porém a coleta deve ser feita com a espátula de Ayre e não usar escova de coleta endocervical, independente da idade gestacional.
Como o Papanicolau é feito durante a gravidez? Você vai deitar de costas com os pés em estribos (não é divertido, mas pelo menos é familiar), enquanto um espéculo é inserido em sua vagina para dar ao profissional que está realizando o exame uma visão clara do colo do útero.