A resposta para a pergunta acima parece ser fácil. Somos feitos de pequenas moléculas, que são feitas de átomos, que são feitos de pequenas partículas como prótons, nêutrons e elétrons. Portanto, não existe nada menor que isso, certo? ... Já os prótons e os nêutrons são compostos por tijolos, chamados de quark.
Ele é composto por três partículas subatômicas principais, que são: elétrons, prótons e nêutrons.
Além dos nêutrons, elétrons e prótons, que são as partículas subatômicas mais conhecidas, existem outros tipos de elementos com as mesmas condições.
A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons. Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo.
Os átomos podem ser eletricamente neutros (número de prótons igual ao número de elétrons). Os átomos podem ser eletricamente carregados (número de prótons diferente do número de elétrons).
Verificado por especialistas Um átomo é considerado eletricamente neutro, quando o número de elétrons é igual ao número de prótons. Se um átomo ganhar um elétron, ele passa a ter excesso de carga negativa e portanto o átomo estará eletricamente negativo. Se um átomo perder um elétron, fica eletricamente positivo.
Para um átomo ser eletricamente neutro ele precisa ter a mesma quantidade de prótons e elétrons, mas como nem sempre isso ocorre, surge então os compostos denominados de íons. Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions: ... Cátions – íons positivos.