Todos os imóveis rurais possuem um Nirf. Independentemente de pagar ou não o ITR, é necessário que os imóveis da área rural tenham o número. Através dele, serão identificados perante a Receita. Para obtê-lo, basta se inscrever no Coletor do Cafir, que é o Cadastro de Imóveis Rurais.
A DITR deve ser entregue anualmente, ela é preenchida através do Programa ITR, disponibilizado no site da Receita Federal, e deve ser transmitida por meio do Receitanet.
Para quem busca saber como emitir a certidão negativa do ITR o primeiro passo é acessar o portal da Receita Federal. A página onde deve ser feito o requerimento é esta: http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos/certidoes-e-situacao-fiscal/certidao-de-regularidade/imovel-rural.
Basta acessar no menu DECLARAÇÃO a função Imprimir/Recibo. Caso a declaração tenha sido apresentada em formulário, utilize os nove números constantes na etiqueta afixada pelos Correios, desprezando as letras. c) Código impresso ao lado - digite os 6 caracteres da imagem.
Estão obrigados à inscrição no Cafir todos os imóveis rurais, mesmo os que gozam de imunidade ou isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Na efetivação da inscrição é atribuído um número para o Imóvel na Receita Federal, o Nirf.
A Receita Federal publicou em 23 de julho no Diário Oficial da União as normas para declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) em 2020. Este ano, Receita Federal espera receber 5,9 milhões de documentos. O prazo para entrega das declarações vai de 17 de agosto a 30 de setembro.
09/04/2021 O prazo para que os produtores rurais declarem seu Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR) neste ano começou nesta segunda-feira, 17 de agosto, e vai até 30 de setembro. A declaração deve ser feita via internet, pelo site da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/).
Como Consultar ITR Atrasado
O imposto pode ser pago mediante transferência eletrônica de fundos por meio de sistemas eletrônicos das instituições financeiras autorizadas pela Receita Federal a operar com essa modalidade de arrecadação ou por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), em qualquer agência bancária integrante da ...
O preenchimento é feito por etapas, as quais são divididas em fichas, exibidas na barra esquerda do programa. Na primeira, o contribuinte tem que se identificar. É preciso clicar no ícone, no centro da tela, e informar dados como nome, data de nascimento, título de eleitor, endereço completo e profissão.
O preenchimento do formulário e o envio da declaração serão feitos por meio do Programa Gerador da declaração (PGD) relativo ao exercício 2020, on-line (com certificado digital), na página da Receita. O serviço "Meu Imposto de Renda", disponível para iOS e Android, ainda não está disponível nas lojas virtuais.
Como consultar última declaração de Imposto de Renda? A maneira como você vai conseguir consultar a última declaração de Imposto de Renda é fácil: basta acessar o site da Receita Federal, onde será possível checar as pendências e situação geral da declaração.
Para consultar as diversas informações constantes do Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), é necessária a utilização de código de acesso ou certificado digital.
Já para acompanhar tudo o que acontece durante o processamento da declaração, o cidadão pode entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o e-CAC. Para acessar o serviço, é preciso gerar um código de acesso ou ter certificado digital.