Hebreus 11: 6 observa: "E sem fé é impossível agradá-lo, pois quem se aproximar de Deus deve acreditar que ele existe e que recompensa aqueles que o procuram". A fé não apenas agrada a Deus, mas também leva à recompensa - vida eterna, recompensas celestiais e experiência de plenitude de vida na Terra ( João 10:10 ).
Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: “Ame o seu próximo como a si mesmo” – Mateus - Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor – 1 Coríntios 13:13.
Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.
“Visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (2 Coríntios 5:7). Pela fé e não por vista, essas palavras reservam o grande segredo do ministério tão bem-sucedido do Apóstolo Paulo. Sua abordagem tão ativa é tipificada pelo seu constante uso da palavra “andar”. ... O único caminho adiante de nós é o caminho da fé.
“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados.” 2 Coríntios 4:8. Pensamento: Que tremendo esse versículo. ... Muitas vezes não agradecemos, só vemos as dificuldades, mas devemos parar e pensar que tudo tem seu propósito e tudo contribui para nosso crescimento.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2.
Amar o mundo significa dedicar-se aos tesouros, filosofias e prioridades do mundo. Deus diz a Seus filhos que definam suas prioridades de acordo com o Seu sistema de valores eterno. Devemos “buscar primeiro” o reino e a justiça de Deus (Mateus 6:33).
A bíblia cristã ainda fala sobre a “concupiscência dos olhos”, que seria o desejo pecaminoso do prazer carnal praticado na imaginação das pessoas. ... Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre." (1 João 2: 16-17).