As células etmoidais compreendem diversas cavidades que podem apresentar variações anatômicasnos indivíduos. Algumas variações merecem atenção quando associadas a sinusopatias e à necessidade de intervenção cirúrgica.
Dos seios da face, as células etmoidais são provavelmente as estruturas mais complexas e as que estão as- sociadas com o maior número de variantes da normalidade. Variações no padrão de pneumatização das células et- moidais podem ser divididas em intra ou extramurais.
A presença de um espessamento no revestimento mucoso de células etmoidais e seios maxilares pode indicar algum grau de sinusite ou outro tipo de processo inflamatório nesta região.
O fenômeno de redução da transparência do seio maxilar direito e das células etmoidais anteriores é realizado por intermédio do exame radiológico, e é aplicado quando deseja-se analisar possíveis dores e incômodos na área dos seios da face.
O espessamento mucoso leve do seio maxilar é um achado normal em pacientes assintomáticos,32 mas o espessamento mucoso sinusal maior do que 2 mm pode estar relacionado com sinusite do seio maxilar.
Os seios da face são áreas ocas dentro dos ossos da face que se comunicam com o nariz e são recobertos por uma fina mucosa. Qualquer irritação ou inflamação pode levar essa mucosa a ficar mais inchada, que é esse espessamento mucoso visto no exame.
Olá, Antros ou seios maxilares são cavidades que tem por finalidade aquecer, umidificar e filtrar o ar que vai aos pulmões. Por processos inflamatórios ou alérgicos de qualquer natureza pode ocasionar o espessamento da mucosa que reveste internamente os seios maxilares.
Introdução: A sinusite maxilar é uma doença caracterizada pela inflamação e/ou infeção da mucosa do seio maxilar. Segundo a literatura, a sinusite maxilar de origem odontogénica representa 10‐12% dos casos de sinusite maxilar.
Principais sintomas
Além disso, é comum pensar que a sinusite só causa congestionamento nasal e a dor de cabeça, mas não é bem assim....Quais são os sintomas da sinusite odontogênica?
O tratamento da sinusite odontogênica envolve o otorrinolaringologista e o dentista. O otorrinolaringologista trata a sinusite com o objetivo de dar-lhe uma solução antibacteriana e antisséptica. O dentista trata ou remove o dente afetado, eliminando assim a fonte de infecção .
O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.
CID10 - J00 - Nasofaringite Aguda (resfriado Comum)
CID 10 J00 Nasofaringite aguda (resfriado comum) – Doenças CID-10.
A nasofaringite é uma doença infecciosa viral ou (raramente) bacteriana contagiosa , do sistema respiratório superior. É uma das doenças infecciosas mais comuns em humanos, sobretudo em crianças, adolescentes e adultos jovens. Normalmente, os vírus se hospedam nas mucosas da faringe , sobretudo no outono ou inverno.
Dentre as bactérias que provocam faringite ou amigdalites, o Streptococcus pyogenes (Estreptococo do grupo A) é o que merece mais destaque, não só por ser a forma mais comum de faringoamigdalite bacteriana, mas também porque é a forma de infecção de garganta que mais causa complicações.
Em casos de faringite viral, a doença deve ser tratada com analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, além de uma intensa rotina de hidratação. Já o tratamento para a faringite bacteriana consiste no uso de antibióticos que podem ser administrados por via oral ou por injeção intramuscular.