EQST

Como Funciona A ZPE?

Como funciona a ZPE?

A principal característica de uma ZPE é ser uma zona de livre comércio com o mundo. Funciona como um condomínio de empresas com produção voltada para o mercado internacional, gozando das isenções fiscais concedidas pelos governos federal, estadual e municipal, dentro de suas respectivas competências tributárias.

Quantas ZPEs estão em operação no Brasil?

Atualmente o Brasil possui 25 (vinte e cinco) ZPE autorizadas, das quais 19 (dezenove) encontram-se em efetiva implantação, distribuídas em 17 (dezessete) Unidades da Federação.”

Quais os benefícios tributários das ZPEs?

As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo específicos. Para a aquisição de bens e serviços no mercado interno, há suspensão da cobrança do IPI, Cofins e PIS/Pasep.

Quais os critérios para a criação de uma ZPE?

A criação da ZPE depende de iniciativa pública, portanto, o representante da região deverá apresentar um projeto de viabilidade industrial. Este projeto será apresentado ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), elaborado nos termos da Resolução CZPE n° 005/2011.

Qual o objetivo principal das ZPEs?

As Zonas de Processamento de Exportação - ZPEs são criadas para fomentar o investimento produtivo de capital nacional ou estrangeiro e para aumentar a competitividade das exportações brasileiras, além de contribuir para a agregação de valor à pauta de exportações, gerar empregos e renda, difundir novas tecnologias e ...

Para quem foi criado a ZPE?

1° As Zonas de Processamento de Exportação - ZPE de que trata o Decreto-Lei n° 2.452, de 29 de julho de 1988, são áreas de livre comércio com o exterior e se destinam à instalação de empresas industriais que tenham por objeto social a produção de bens orientada para o mercado externo.

Quantas Zonas de Processamento de Exportação no Brasil?

Atualmente existem no Brasil 24 Zonas de Processamento de Exportações autorizadas pelo Governo Federal que se encontram em distintas fases pré- operacionais.

Quais os benefícios para as empresas instaladas na ZPE?

Além disso, as empresas em ZPE também têm acesso aos seguintes benefícios disponíveis para qualquer outra, independentemente de estar localizada em ZPE ou não: redução a zero do IR sobre remessas para promoção comercial no exterior; preferência nas compras governamentais de bens e serviços de informática e automação; ...

Quais são as características do Regime Aduaneiro Especial de Exportação Temporária?

Exportação Temporária é o Regime Aduaneiro Especial que permite a saída de mercadorias do país, com suspensão do pagamento do imposto de exportação (caso exista), condicionada ao seu retorno em prazo determinado, no mesmo estado em que foram exportadas.

Quais são as Zonas de Processamento de Exportações no Brasil?

Atualmente, as zonas de processamento de exportação operando no país são: Região Norte: Acre (AC) Araguaína (TO), Barcarena (PA), Boa Vista (RR); Região Centro-Oeste: Bataguassú (MS), Cáceres (MT); Região Nordeste: Ilhéus (BA), Macaíba (RN), Parnaíba (PI), Pecém (CE), Suape (PE);

Qual a finalidade da exportação temporária?

Exportação Temporária é o Regime Aduaneiro Especial que permite a saída de mercadorias do país, com suspensão do pagamento do imposto de exportação (caso exista), condicionada ao seu retorno em prazo determinado, no mesmo estado em que foram exportadas.

O que eram as áreas de Zona de Processamento de Exportação e qual o ponto negativo desse modelo industrial?

As ZPEs caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

São caracteristicas dos regimes aduaneiros especiais?

Os regimes aduaneiros especiais, em suas mais variadas espécies, apresentam como característica comum a exceção à regra geral de aplicação de impostos exigidos na importação de bens estrangeiros ou na exportação de bens nacionais (regimes comuns de importação e de exportação), além da possibilidade de tratamento ...

Quais são os principais regimes aduaneiros especiais?

Ao todo, o Governo disponibiliza 17 tipos de regimes aduaneiros especiais, são eles:
  • Admissão Temporária.
  • Depósito Afiançado (DAF)
  • Depósito Alfandegado Certificado (DAC)
  • Depósito Especial (DE)
  • Drawback.
  • Entreposto Aduaneiro.
  • Exportação Temporária.
  • Loja Franca.
Mais itens...

Quantas zonas de processamento de exportação existem no Brasil?

De acordo com dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Brasil possui atualmente 16 zonas de processamento de exportação criadas e autorizadas a operar.

O que é regime de exportação temporária?

Exportação temporária: O regime de exportação temporária é o que permite a saída, do País, com suspensão do pagamento do imposto de exportação, de mercadoria nacional ou nacionalizada, condicionada à reimportação em prazo determinado, no mesmo estado em que foi exportada (Decreto-lei nº 37, de 1966, art.

O que é o regime de exportação temporária?

Considera-se a exportação temporária a saída do País de mercadoria nacional ou nacionalizada, condicionando à reimportação em prazo determinado, no mesmo estado ou após submetida a processo de conserto, reparo ou restauração.