EQST

O Que Hidrodensitometria?

O que é Hidrodensitometria?

A pesagem hidrostática ou hidrodensitometria, baseada no princípio de Arquimedes, é considerada método de referência para estimativa da densidade corporal, a qual é alcançada através da relação do peso no ar e na água.

O que significa bioimpedância?

A bioimpedância elétrica é um exame destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.

O que é método duplamente indireto?

Os métodos duplamente indiretos são baseados nas medidas antropométricas (perímetros corporais e dobras cutâneas) e na bioimpedância elétrica (BIA). São classificados como “métodos duplamente indiretos”, pois resultam de equações ou normogramas derivados dos métodos indiretos.

O que são métodos diretos e indiretos de avaliação?

Os métodos diretos lidam com o indivíduo e medem critérios objetivos, são eles: antropométricos; laboratoriais e bioquímicos; clínicos; e de avaliação da dieta. Por outro lado, os métodos indiretos utilizam os índices de saúde da comunidade, que refletem as influências nutricionais.

Quais são os indicadores diretos e indiretos do estado nutricional?

Avaliação nutricional: análise de indicadores diretos (clínicos, bio- químicos, antropométricos) e indiretos (consumo alimentar, renda e disponi- bilidade de alimentos, entre outros) que têm como conclusão o diagnóstico nutricional do indivíduo ou de uma população.

Qual é o propósito da avaliação nutricional?

A avaliação nutricional possui o objetivo de identificar o nosso estado nutricional e assim reconhecer quais as necessidades alimentares que temos. Dessa forma, é possível intervir adequadamente para a manutenção ou recuperação da nossa saúde.

Quando a avaliação nutricional é necessária?

Já a avaliação nutricional, além de detectar desnutrição, também classifica seu grau e permite coleta de informações que auxiliem em sua correção. A princípio, o paciente pode ser triado como em risco nutricional, mas, para possibilitar detecção e classificação da desnutrição, a avaliação nutricional é indispensável.

Qual a importância da nutrição para o profissional de enfermagem?

Segundo a enfermeira, o técnico de enfermagem também atua na admissão, realizando a verificação do peso e da estatura do paciente, dados importantes para sua avaliação e monitoração. A realização da triagem permite a intervenção precoce da equipe multiprofissional.

Qual a importância da nutrição enteral?

Essa alimentação é utilizada para substituir ou complementar o tratamento de pacientes desnutridos ou que possuem necessidades nutricionais. Os casos em que a nutrição enteral também é recomendada incluem quadros precoces, em que a pessoa possa ter propensão à desnutrição.

O que se entende por nutrição enteral?

A nutrição enteral é uma forma de alimentação para pacientes que não devem ou conseguem se alimentar por via oral (boca), como em casos de cirurgia da região da cabeça e do pescoço, esôfago, estômago, etc.

Para que serve uma sonda enteral?

A sonda é colocada diretamente desde a pele até ao duodeno ou jejuno. Diminui o risco de aspiração dos sucos gástricos para o pulmão; permite uma alimentação no pós operatório de cirurgias gástricas.

Como passar uma sonda enteral?

Sonda enteral com fio guia (mandril);...

  1. Elevar a cabeceira da cama (posição Fowler – 45º) com a cabeceira inclinada para frente ou decúbito dorsal horizontal com cabeça lateralizada;
  2. Proteger o tórax com a toalha e limpar as narinas com gaze;
  3. Limpar o nariz e a testa com gaze e benzina para retirar a oleosidade da pele;

Como passar uma sonda nasogástrica?

Procedimento da introdução

  1. Injetar 20ml de ar na sonda e auscultar com estetoscópio, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos.
  2. Ver fluxo de suco gástrico aspirando com a seringa de 20ml.
  3. Colocar a ponta da sonda no copo com água, se tiver borbulhamento está na traquéia. Deve ser retirada.

Quais os cuidados de enfermagem com a sonda nasogástrica?

Confira aqui os mais importantes!

  1. Higienização. Como o tubo é muito fino, pode se entupir facilmente. ...
  2. Fixação. Para evitar retrações e o deslocamento da sonda, ela deve ser fixada à pele do paciente com um esparadrapo ou uma fita hipoalergênica. ...
  3. Aspiração. ...
  4. Posição adequada. ...
  5. Administração da dieta. ...
  6. Troca da sonda.