O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira.
Com a Semana de Arte Moderna em 1922 tem início a Primeira Fase do Modernismo, que também é chamada de Fase Heróica. Pode-se caracterizar tal fase por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética inspiradas nas vanguardas europeias como o cubismo, o futurismo, o surrealismo e outros.
A primeira geração modernista ou primeira fase do modernismo no Brasil é chamada de "fase heroica" e se estende de 1922 até 1930. ... No Brasil, ele foi dividido em três fases, onde cada uma apresentava suas singularidades segundo o contexto histórico inserido.
Alternativa “d”. São características da poesia na segunda geração modernista, EXCETO: a) O traço formalizante é o que caracteriza essa geração de poetas. Enquanto alguns buscaram um estilo culto e elevado, outros buscaram uma linguagem essencial, sintética e racional.
São características da obra de Oswald de Andrade, exceto: ... Alternativa “e”: As características descritas na alternativa “e” fazem referência à obra de Manuel Bandeira, que, ao lado de Oswald e Mário de Andrade, formou a famosa tríade modernista, responsável por difundir os ideais modernistas.
São as principais características da obra de Oswald de Andrade, exceto: ... c) Oswald defendia a valorização de nossas origens, de nosso passado histórico e cultural, mas de forma crítica.
Obras
Estão, entre as principais obras de Oswald de Andrade, exceto: a) Memórias entementals de João Miramar. b) Serafim Ponte Grande. c) Memórias: Um homem sem profissão. d) Marco Zero: 1 A revolução melancólica, Il chão.
Oswald de Andrade foi um dos organizadores da Semana de Arte Moderna em 1922, evento que marcou o início do modernismo brasileiro. A data celebrava também cem anos de independência do Brasil. ... O autor escreveu a primeira obra modernista, “Pau-Brasil”, um livro de poemas.
Poesia Pau-Brasil Inspirado pelo Manifesto Futurista de Marinetti (de 1909), Oswald de Andrade lançou seu primeiro manifesto modernista, o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, publicado em 18 de março de 1824 nas páginas do Correio da Manhã.
A proposta do movimento era a de assimilar outras culturas, mas não copiar. A marca símbolo do Movimento Antropofágico é o quadro Abaporu (1928) de Tarsila do Amaral, o qual foi dado de presente ao marido, Oswald de Andrade. ... Já o primeiro número trazia o Manifesto Antropofágico.
O movimento antropofágico representou para o escritor brasileiro um verdadeiro “divisor de águas”, não apenas pela conscientização que buscou-se alcançar, mas sim porque estimulou a divergência de opiniões entre os modernistas, além de promover o deslocamento do objeto estético na fase do Pau-Brasil, outro movimento ...
Obra pertencente a segunda fase da Artista Tarsila do Amaral, nomeada Antropofágica (1928-1930), o quadro Antropofagia apresenta assim como outras obras do mesmo período, cores fortes com temas relacionados ao imaginário, aos sonhos, lembranças de infância, visão de objetos reais transformados em bichos imaginários, ...
O ritual antropofágico é um dos costumes indígenas, que mais causaram espanto e pertubação entre os colonizadores portugueses. Ele era praticado entre os tamoios e outros grupos tupis-guaranis; e, consistia basicamente em consumir carne humana.
Antropofagia é um ato ritual de comer uma parte ou várias partes de um ser humano. ... O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo seu uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.
No caso da carne humana, pode ocasionar um tipo de contaminação chamada de kuru, cujos sintomas mais comuns são: tremores, crises histéricas de riso, fala embaralhada, dificuldade para engolir e paralisia muscular.
O consumo de carne da própria espécie causa uma série de desvantagens, como a diminuição ou até mesmo a extinção dos genes da população, no caso do consumo dos seus parentes, ou até mesmo uma grande facilidade em adquirir doenças ligadas a parasitas ou agentes patogênicos da própria espécie, como no caso do povo de ...