A Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE) é uma modalidade onde se executam padrões de movimentos aeróbicos complexos, de forma continuada e com alta intensidade, originários da dança aeróbica tradicional, utilizando a estrutura e o estilo da música, e interpretando-a.
A ginástica aeróbica esportiva surgiu como uma ótima forma de praticar exercícios físicos para o público em geral....Este esporte é composto pelas seguintes categorias:
1983
Os 7 Passos Básicos da GAE são: Marcha Jogging (Corrida) Chutinho Chute Alto Polichinelo Elevações de Joelho Lunge (A Fundo) Os 4 Grupos de Elementos de Dificuldade são: Força Dinâmica: Ex. Flexões de Braços, Cortadas, Círculos de Pernas. Força Estática: Ex. Esquadros, Pranchas.
As apresentações, neste caso chamadas de rotinas, acontecem em um tablado que mede 7 m x 7 m e duram entre 1 minuto e quarenta e cinco segundos a dois minutos. Dentro desse curto espaço de tempo os atletas precisam apresentar exercícios executados com a melhor postura e técnica possível.
É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Os elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness. Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, como as modalidades artística, de trampolim e rítmica.
Os 4 Grupos de Elementos de Dificuldade são: - Força Dinâmica: Ex: Flexões de Braços, Cortadas, Círculos de Pernas. - Força Estática: Ex: Esquadros, Pranchas. - Saltos: Ex: Grupado, Afastado, Carpado, Cortado, Tesoura. - Flexibilidade e Equilíbrio: Ex: Espacatos, Giros, Pegadas.
Os critérios de Arbitragem da GAE são: 1- QUALIDADE ARTÍSTICA: avalia a composição da coreografia, o equilíbrio, a variedade, a colocação no espaço e a integração dos movimentos com a música, assim como a adequação da coreografia ao competidor. 2- EXECUÇÃO: avalia a perfeição de todos os movimentos da coreografia.
Composta por 7 passos básicos e 4 grupos de elementos de dificuldade, a coreografia apresentada deve ser de 1 minuto e 45 segundos....
Os homens executam provas com os seguintes equipamentos: argolas, barras, cavalo com alças, salto sobre a mesa e solo. As provas das mulheres, por sua vez, consistem em exercícios de paralelas assimétricas, salto sobre a mesa, solo e trave de equilíbrio.
Existem 5 categorias em Ginástica Acrobática, são elas os Pares Femininos constituída por dois elementos do sexo feminino um base e um volante, os Pares Mistos constituído por um elemento base do sexo masculino e um volante do sexo feminino, Pares Masculinos constituído um base e um volante do sexo masculino, Grupos ...
A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias. ... A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.
A modalidade subdivide-se em duas: ginástica artística masculina e ginástica artística feminina. Cada uma possui um código próprio (com os movimentos e os aparelhos utilizados), elaborado pelos comitês (masc. e fem.) da Federação.
As modalidades femininas são realizadas em quatro aparelhos: barras assimétricas, trave de equilíbrio, mesa de salto e solo. Vejamos algumas características desses aparelhos. O aparelho se caracteriza por movimentos contínuos e rápidos, além de largadas e retomadas.
Resposta: Enquanto os homens disputam provas em seis aparelhos diferentes, as mulheres as disputam em quatro. Os aparelhos (provas) masculinos são o solo, o salto sobre a mesa, o cavalo com alças (cavalo com arções), as barras paralelas, a barra fixa e as argolas.
As mulheres disputam provas em quatro aparelhos diferentes. Os aparelhos femininos são o solo, o salto de cavalo, a trave olímpica e as paralelas assimétricas. Nestes aparelhos, durante as apresentações femininas,as ginastas procuram demonstrar a sua força, domínio, flexibilidade e graciosidade.
Ginástica Olímpica
As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.
Os aparelhos femininos são o solo, o salto de cavalo, a trave olímpica e as paralelas assimétricas.
Em 1930, fora disputada a primeira prova em um Campeonato Mundial e em 1932, a primeira prova realizada em uma competição Olímpica. A disciplina de exercícios no solo foi introduzida no programa olímpico nos Jogos de 1932. O primeiro campeão olímpico foi o húngaro Istvan Pelle.
Usar movimentos de voo (onde a ginasta realiza dois movimentos acrobáticos ligados) e movimentos mistos (onde a ginasta mistura suas acrobacias com seus movimentos coreográficos) aumentam sua pontuação.
A característica principal da Trave de Equilíbrio, um aparelho essencialmente feminino, é o equilíbrio. Constituído por uma viga de madeira com ângulos ligeiramente arredondados, com largura total de 13 cm e largura da área de competição de 10 cm.
Para construir a trave de ginástica será preciso seis ripas de pinheiro de 1.