Dentre as atividades educativas sensoriais têm-se as garrafas sensoriais para bebês – essas garrafas sensoriais são brinquedos artesanais que tem o objetivo de explorar a coordenação motora, a concentração e a percepção visual, sonora e tátil dos bebês.
Como fazer uma garrafa sensorial?
Como fazer: Mexam bastante para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicionem a purpurina e misturem novamente. Adicionem uma gota de corante alimentar na cor que desejarem e fechem bem a tampa do pote. Está pronto para usar!
Despeje o potinho de glitter prateado no óleo dentro da garrafa… agora, despeje a mistura de água morna colorida… você pode completar a garrafa mas, lembre-se de deixar um pequeno espaço com ar. Isso é necessário para que as coisas dentro da garrafa se mexam melhor!
Como fazer
Organize esse cantinho com objetos que a criança possa escolher e que ela, em conjunto com seu direcionamento, perceba que podem auxiliá-la a ficar mais calma, como almofadas, bichinhos de pelúcia, lápis e papel para rabiscar, bolinhas de massagem para apertar, massinha de modelar, slime, tintas etc.
Pote da calma com glicerina Complete o frasco com glicerina líquida; Adicione estrelinhas, glitter e outros brinquedinhos e misture bem.
Como funciona Agora começa a parte divertida: a decoração. Pergunte para a criança o que ela gostaria de fazer para fazer aquele lugar ficar com a cara dela, do jeito dela. Vocês podem pintar, colar adesivos, desenhar, ou qualquer outra coisa que o seu filho queira fazer para enfeitar o lugar.
Primeiro: quando falamos “cantinho do pensamento” ou “pausa para pensar”, atribuímos, ao ato de “pensar”, uma relação negativa, de castigo e punição. Parece que quando eu fizer algo errado, vou ser punido e ficar isolado. Dessa maneira, criamos na criança uma relação negativa com o “pensar”.
Uma das ferramentas de Disciplina Positiva é a pausa positiva. Baseada no fundamento de que as pessoas agem melhor quando se sentem melhor, a pausa positiva, como todas as demais ferramentas, atende aos cinco critérios de disciplina positiva, incluindo ensinar importantes habilidades sociais e de vida.