A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) clássica caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos, a relação baseava-se na importação e exportação dos produtos produzidos por eles.
Trata-se de uma divisão produtiva em âmbito internacional, onde os países emergentes ou em desenvolvimento, exportadores de matéria-prima, com mão-de-obra barata e de industrialização quase sempre tardia, oferecem aos países industrializados, economicamente mais fortes, um leque de benefícios e incentivos para a ...
2) Por que podemos afirmar que a DIT está fortemente atrelada ao sistema capitalista? Resposta: Por que ela se baseia em um sistema de relações de produção e de relações de troca que envolvam o mundo todo.
Resumidamente, a DIT passou por três sucessivos períodos. O primeiro ocorreu durante o chamado Capitalismo Comercial, o segundo, durante o Capitalismo Industrial; e o terceiro, durante o Capitalismo Financeiro.
A DIT(divisão internacional do trabalho) teve um papel importantíssimo desde durante a 1° e 2°revolução industrial no sistema colônia/metrópole na 1°revolução a colônia enviando materia-prima,metais preciosos e gêneros tropicais e a metrópole transformando em manufatura e na 2° revolução pegando as mesmas coisas da ...
A Divisão Internacional do Trabalho(DIT) é a especialização produtiva dos países e das regiões na intensificação das trocas. ... As condições necessárias para que a divisão internacional do trabalho exista é a globalização e uma economia de mercado que privilegia o livre mercado entre os países.
Na atual Divisão Internacional do Trabalho, o Brasil possui o papel de fornecer (ou exportar) matérias-primas e commodities agropecuárias para os países mais desenvolvidos do mundo.
O Brasil como a maioria dos países subdesenvolvidos tem como função a exportação de matéria prima, agricultura e pecuárias, enquanto os países desenvolvidos exportam tecnologias, ou seja, o produto deles é muito mais cara do que o nosso.
Para que haja a DIT, são necessárias algumas condições, dentre elas, o diferenciado grau de estágio socioeconômico dos territórios, das suas forças produtivas, e dos diferentes NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. Além disso, a DIT se relaciona com a diversidade do meio natural e das condições sociais.
A estrutura da DIT atualmente dá-se de modo que há a especialização produtiva dos países, e, melhor dizendo, das empresas, sendo subdesenvolvidos e com abundância de recursos naturais acabam investindo em indústrias primárias.