Embora tendo que devolver os territórios anexados durante a regência de Napoleão, a França acabou sendo quem mais lucrou com o Congresso de Viena. ... Em Viena, o país foi restabelecido no mapa europeu como "Polônia do Congresso". Além disso, a neutralidade dos suíços foi reconhecida internacionalmente.
O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que aconteceu na capital austríaca, entre setembro de 1814 e junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica na primavera anterior.
O objetivo principal do Congresso de Viena era retomar o modelo político que ordenava a Europa antes das guerras napoleônicas, isto é, objetivava-se retomar as estruturas do Antigo Regime, com repressão às ideias liberais e às manifestações revolucionárias das quais a França foi o principal “cavalo de batalha”.
A Santa Aliança Ela previa a possibilidade de intervenção caso os princípios estabelecidos no Congresso de Viena fossem desrespeitados. Posteriormente, temendo que a Santa Aliança pudesse fortalecer uma ordem católica no continente, a Inglaterra se uniu ao grupo, que passou a ser chamado de Quádrupla Aliança.
Foi criada a Santa Aliança (união das potencias absolutistas) com o objetivo de reprimir os avanços liberais. Portanto, essas decisões significavam um retrocesso politico, pois queriam garantir a permanência da monarquia e também o domínio sobre as colonias reprimindo os movimentos pela independência!
pode-se afirmar que o congresso de Viena realizado ao fim do governo de Napoleão Bonaparte entre 1814 1815 está diretamente relacionado as revoluções de 1830 e a primavera dos povos. nicolasdbr está aguardando sua ajuda.
Um dos reflexos que o Congresso de Viena trouxe para o mundo da época, foi de efetivar o Brasil como Reino Unido a Portugal e Algarves, devido a presença do Príncipe Regente D. João e da Rainha Mãe D. Maria I. Esse fato foi levado para o Congresso devido a sutileza do Ministro francês Talleyrand.
A elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves significou melhorias políticas, econômicas e sociais, visto que o Brasil deixou de ser uma mera colônia e passou a ter reconhecimento formal como parte essencial do reino português.
O Congresso de Viena (1815), foi criado para impedir que novas revoluções, como ocorreu na França, surgisse novamente, e desse fim ao absolutismo. ... Pode-se dizer que foi a última cartada do absolutismo, que dava seus últimos suspiros na Europa.
Resposta. Foram várias, mas as principais foram a anexação de territórios nos Balcãs pela Áustria; Rússia anexa parte da Polônia e a Finlândia; A Inglaterra ficou com a ilha de Malta, e outros pontos estratégicos que permitiram que eles tivessem o controle das rotas marítimas; A formação da Confederação Alemã.