A principal forma de tratamento do transtorno dissociativo é a realização de psicoterapia, com um psicólogo, para ajudar o paciente a desenvolver estratégias para lidar com o estresse. As sessões são mantidas até que o psicólogo ache que o paciente é capaz de gerir as suas emoções e relações de forma segura.
A dissociação afetiva, como transtorno, é um estado patológico agudo de descompensação, no qual certos pensamentos, emoções, sensações e/ou memórias são ocultados, por serem muito traumaticos e chocantes para a nossa psiquê conseguir integrar.
Os sintomas dos transtornos dissociativos podem variar conforme o transtorno, sendo os mais comuns:
A dissociação pode ocorrer em experiências de transe em um contexto religioso onde a pessoa experimenta alteração da consciência, mas sem perder contato com sua identidade. Isso porque o fenômeno da dissociação é uma desconexão dos pensamentos, memórias, sentimentos, ações ou sensação de si.
A dissociação iônica é a separação de íons que ocorre a partir de compostos iônicos dissolvidos em água. A água interage com os íons e provoca a sua separação, um fenômeno denominado de solvatação. O processo de dissociação foi descoberto pelo físico-químico Svant August Arrhenius (1859-1927).
De uma forma geral, a dissociação de uma base é sempre representada da seguinte forma:
Dissociação eletrolítica, em química, é o processo em que compostos iônicos têm seus íons separados. Estes íons podem voltar a recombinar-se para dar origem ao composto original. Esse processo ocorre apenas com compostos que apresentem ligações iônicas. Este conceito é frequentemente confundido com ionização.
A dissociação é um fenômeno físico. Ela refere-se a separação dos íons de uma substância iônica, quando ela se dissolve em água.
grau de ionização, representado pela letra α (alfa), se define como a relação entre o número de moléculas ionizadas e o número total de moléculas dissolvidas. ... 100 moléculas de HCl em meio aquoso, temos que apenas 92 sofrem ionização, ou seja, o Grau de ionização é de 92 %.
O grau de ionização dos ácidos é a medida, em porcentagem, da capacidade de um ácido em produzir íons quando é dissolvido em água. ... Número de partículas do ácido que foram dissolvidas; Número de partículas que foram ionizadas.
Grau de ionização, representado pela letra α (alfa), se define como a relação entre o número de moléculas ionizadas e o número total de moléculas dissolvidas. ... O HCl em água sofre ionização, liberando íons H+ e Cl-.