O aspecto “praça“, definido também como “canal de distribuição“, diz respeito ao caminho que o produto percorre desde sua produção até o consumo. A configuração dos canais de marketing são diferentes, de acordo com os clientes e mercados, porém podem ser analisados utilizando um modelo geral.
“Praça” para os 4 ps de marketing está relacionado ao local no qual o produto será comercializado. Em inglês, essa sigla está relacionada a “placement” o qual — em uma tradução livre — seria entendido como “colocação no mercado”, no Brasil.
III É possível aplicarmos o mix de produtos, estabelecido por McCarthy, ao marketing pessoal a fim de podermos enaltecer aspectos da personalidade, da formação e da nossa própria vida, que possam se tornar efetivos diferenciais.
A AMA (American Marketing Association) define que: “marketing é um conjunto de atividades e processos que visam criar, comunicar, entregar e trocar bens e serviços que tenham valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral”. Diante dessa afirmação, podemos dizer que: ... Marketing é um processo efetivo de trocas.
Quando falamos de valor, referimo-nos aos motivos que levam os clientes a preferirem uma determinada marca em detrimento das demais. ... Valor para o cliente é o resultado dos benefícios percebidos, subtraídos os custos percebidos. b. Valor para o cliente é o status que o produto lhe fornece.
Comentário: marketing pessoal é a utilização de ferramentas mercadológicas que, pautadas principalmente em planejamento e organização, direcionam os relacionamentos tanto pessoais como profissionais.
Na prática, o marketing pessoal tem o objetivo de distinguir profissionais que exercem funções parecidas, com o mesmo grau de competência – nesse caso, leva vantagem aquele que sabe como se mostrar para o mercado e como distinguir suas habilidades em relação aos seus pares.