A Estratégia é uma cooperativa de trabalho na área da saúde, formada por profissionais em regime de autogestão democrática e de livre adesão em torno de um objetivo comum.
Estratégia pode ser definida como a utilização dos recursos disponíveis para atingir determinado objetivo em um prazo estipulado.
Nos negócios, a estratégia corporativa refere-se à estratégia geral de uma organização que é constituída por várias unidades de negócios, operando em múltiplos mercados. Essa estratégia determina de que modo a corporação como um todo suporta e melhora o valor das suas unidades de negócios.
A estratégia empresarial está dividida em dois tipos: Estratégia Cooperativa e Estratégia Competitiva, e para que sejam realizadas de forma eficaz as oportunidades de mercado precisam ser visualizadas com antecedência, assim como as limitações e ameaças.
Neste capítulo, vimos que a construção das estratégias de uma empresa ou instituição baseia-se em alguns conceitos fundamentais: o propósito, o ambiente externo e a capacitação.
Ou seja, qualquer que seja o objetivo da negociação, sua importância e oportunidade, haverá três variáveis básicas que condicionam este processo, são elas: informação, tempo e poder (figura….
De acordo com os autores, a estratégia descreve as características fundamentais do ajuste que uma organização realiza entre suas competências, Page 5 recursos, oportunidades e ameaças do ambiente externo, de forma a atingir seus objetivos.
As estratégias funcionais são compostas pelo conjunto de planos de ação adotados nas diversas áreas para a obtenção dos resultados esperados pela empresa. As estratégias funcionais mais comuns são as estratégias comercial, financeira, de recursos humanos, de tecnologia, de distribuição, de marketing e de produção.
É possível implantar uma boa estratégia em situações conflitantes com os valores ou com os princípios da organização? Como e em que condições isso é conveniente? E como isso seria possível? R: Sim, é possível implantar.
Como é feita e por que é tão importante fazê-la antes de se iniciar um processo de intervenção estratégica? Dê exemplos. Avaliação da prontidão estratégica verifica e analisa a real situação da empresa em relação a um problema já detectado.
GATILHO - são situações singulares onde mudanças lentas mas persistentes (tendências) ap atingirem certos valores críticos podem provocar grandes descontinuidades gerando, de repente, grandes oportunidades ou ameaças. Acompanhar estas variações de perto é um dos cuidados essenciais que se deve ter.
Objetivos e estratégias funcionais são respectivamente o quê e o como cada área funcional da empresa vai despender esforços, visando ao alcance dos objetivos gerais, conforme a natureza dos objetivos e estratégias.
A estratégia da produção diz respeito ao estabelecimento de políticas e planos amplos para utilizar os recursos de uma empresa, visando uma melhor sustentação de sua estratégia competitiva a longo prazo. ... Usualmente são utilizados quatro critérios competitivos básicos: custos, qualidade, entrega e flexibilidade.
Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. Em outras palavras, a empresa reconhece a sua situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos.
O planejamento estratégico define os objetivos e as estratégias da organização e a relação pretendida com o ambiente de atuação. Planejar estrategicamente é criar condições para que as organizações decidam rapidamente diante de oportunidades e ameaças, otimizando as vantagens competitivas em relação ao concorrente.
O que é planejamento estratégico? Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que mapeia o caminho para atingir objetivos em uma empresa. Ele funciona como um roteiro que determina onde a empresa está, aonde quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir essa jornada.
As definições de estratégia e plano podem ser bastante independentes umas das outras: os planos podem não ser realizados, enquanto os padrões podem aparecer sem um conjunto prévio de decisões ou planos formalmente documentados. Os planos são uma estratégia, enquanto os padrões são discerníveis na estratégia realizada.
O planejamento estratégico objetiva construir planos, enquanto a administração estratégica tem por fim aplicá-los na estrutura para atingir os resultados. ... E no processo de dentro para fora, que sugere no controle dos recursos das empresas constituem a base para maior ou menor sucesso na estratégia.
Investigando o que os alunos fazem quando aprendem, Zimmerman (1986) também encontraram 14 tipos de estratégias; auto-avaliação, organização e transformação, estabelecimento de metas e planejamento, busca de informação, registro de informação, auto-monitoramento, organização do ambiente, busca de ajuda e revisão.
A avaliação será realizada de forma diversificada, no horário de aula, com data pré- estabelecida, através dos seguintes instrumentos e técnicas avaliativas: Relatórios; Relatos orais e/ou escritos; Trabalho de Pesquisa (individual ou coletiva); Apresentação de trabalhos; Confecção de materiais, como maquetes, cartazes ...
Exemplos de metodologias ativas