O Direito nas sociedades primitivas, também conhecido por direito arcaico, não era legislado da forma como conhecemos nos dias de hoje. ... Basicamente, cada grupo social possuía um direito único, o direito próprio, vivendo com autonomia e tendo pouco contato com outros povos, a não ser quando em condições de guerra.
Havia a necessidade da construção de diques para conter violentas enchentes, devido a isso precisava-se de planejamento e estocagem da produção, por isso organizou-se o Estado, como um meio de administrar essas necessidades. Os governantes aproveitaram-se da situação para enriquecerem.
olho por olho, dente por dente
A lei escrita de hoje em dia, assim como no código de talião/hamurabi, busca a vingança contra o agressor. O conceito de indenização monetária/patrimonial é até legal, mas nunca funcionou direito na prática, pois quando aplicada a parte lesada nunca é verdadeiramente compensada. ... d. Estão incorretas todas as afirmativas.
A importância de um Código de Conduta. Há cerca de 3.
Agressão física desmotivada e desmedida dá ensejo à reparação por dano moral. O princípio - "olho por olho, dente por dente" - que permite que as pessoas façam justiça com as próprias mãos, de forma desproporcional, no que tange a crimes, delitos, injúrias, etc., não mais subsiste.
Resposta. "Olho por olho, dente por dente" é uma expressão que significa vingança, e que o castigo deve ser dado na mesma proporção do dano causado.
se o termo olho por olho ou dente por dente significa que devemos devolver aquilo que de mal nos proporcionou o nosso proximo então o mundo de certa maneira ficaria cego , Um acaba com o olho do outro devolvendo na mesma moeda do qual o mesmo ja havia lhe causado um estrago ...